Notícias

‘Eu amo Hitler’: Kanye West intensifica sua retórica antissemita

0

Mais um dia triste para os fãs de rap, que foram pegos de surpresa por novas falas antissemitas de Kanye West. Ele polemizou novamente ao proferir a afirmação “Eu amo Hitler”. A frase chocante foi dita durante uma entrevista para o programa de Alex Jones, teórico da conspiração.

A internet foi à loucura quando os vídeos foram liberados, principalmente porque o cantor, que agora atende pelo nome de Ye, já vinha proferindo frases polêmicas, como “White Lives Matter”, ou “Vidas Brancas Importam”, em contraposição ao famoso movimento negro.

Agora, Kanye West volta a ser julgado e censurado por dizer que “ama Hitler”, o ditador responsável pela morte de milhões de judeus e outros povos minoritários durante o período Nazista.

A conversa foi longa e confusa, dividida com o supremacista branco Nick Fuentes, que já foi visto com Ye outras vezes. A companhia também não recebeu aprovações dos amigos mais próximos do cantor de rap.

Contexto não justifica

Durante a entrevista, as falas antissemitas de Kanye West foram ditas em um contexto em que o cantor afirmava que procurava não ver maldade nas pessoas. Segundo o cantor, ele “amava os judeus, mas também amava os nazistas”. Segundo sua visão, todas as pessoas precisam ter uma chance.

Além disso, também disse que “via coisas boas em Hitler”. As falas antissemitas de Kanye West não apenas chocaram e irritaram a internet, como foram profundamente repudiadas por coletivos, órgãos governamentais e associações de minorias.

Há meses o cantor vem ganhando os holofotes com falas racistas, preconceituosas e preocupantes. Fãs e admiradores do compositor rapper se surpreenderam negativamente com essa nova posição.

Ainda durante a entrevista, acrescentou que todos têm algo de valioso para apresentar, “especialmente Hitler”, conforme sua própria fala.

No entanto, a entrevista ganhou animosidade quando o apresentador criou um atrito pela frase. Ele é famoso por seus posicionamentos extremos, especialmente relacionados com causas sociais. Para prosseguir, Jones se afastou e disse que “os nazistas fizeram coisas bem ruins”.

Falas antissemitas de Kanye West são reprovadas em todo o mundo

Via ABC News

As falas antissemitas de Kanye West sofreram retaliação em todo o mundo, desde as redes sociais, até órgãos e instituições humanitárias.

O cantor anunciou que planeja se candidatar à Presidência dos Estados Unidos em 2024, e já estava se encontrando com algumas personalidades de forma estratégica, como Donald Trump.

O cantor Ye e Fuentes, da mesma entrevista, já tinham se encontrado anteriormente, junto de alguns líderes do Partido Republicano.

Dias antes da polêmica, Trump foi aplaudido pela Coalizão Republicana Judaica no encontro anual de Las Vegas. Após a entrevista, o órgão publicou uma nota dizendo que repudia o fato e todos que ainda apoiam o artista, dando a entender que se referia a Trump.

O comunicado trouxe falas expressivas, inclusive falando que Kanye West é “um intolerante vil e repulsivo que atacou a comunidade judaica com ameaças e difamações no estilo nazista”, conforme palavras do documento publicado.

O posicionamento do rapper pode ter causado incidentes entre as relações de Trump e do Partido Republicano. Além disso, no começo do ano, também já tinha perdido parcerias importantes com marcas como Adidas e GAP, que se desvincularam do cantor.

Mesmo assim, as falas antissemitas de Kanye West não terminaram.

Episódio de mania?

Alguns fãs do rapper ainda tentam justificar seu comportamento dizendo que se trata de um episódio de mania. Kanye West foi diagnosticado em 2019 com transtorno bipolar grave, e já sofreu intervenções psiquiátricas.

Nesse caso, um episódio faria com que ele passasse a agir com outra personalidade, tornando-se uma pessoa diferente. Para parte do seu público, a doença de Ye precisa de tratamento sério, vista corretamente para que ele se cure o mais rápido possível.

Mesmo assim, muitas pessoas não perdoaram as falas antissemitas de Kanye West, especialmente considerando sua trajetória na música e pessoalmente, com as dificuldades enfrentadas.

Agora, resta acompanhar o que vai acontecer com o cantor, e esperar pelas consequências de seus posicionamentos questionáveis.

 

Fonte: Yahoo, Folha de São Paulo

Imagens: Daily, ABC News

Mulher comete furto e fica nua após receber voz de prisão em loja do Ceará

Artigo anterior

Saiba como o treino em piscina ajuda na recuperação de Neymar e de outros atletas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido