• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Evidências científicas apontam que teoria do Big Bang pode estar errada

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      06/05/15 às 21h09

Desde crianças aprendemos que o universo surgiu a partir de uma grande explosão, conhecida como o Big Bang. A teoria, amplamente aceita nas últimas décadas, é uma das explicações mais difundidas para explicar onde tudo começou. Mas isso pode estar prestes a mudar.

A razão para isso são estudos recentes que colocam em contradição alguns pontos da Teoria do Big Bang.

Para começar, a teoria, criada em 1931, afirma que essa explosão aconteceu há 13.7 bilhões de anos. O problema é que os cientistas estão descobrindo que esse tempo é insuficiente para explicar a formação atual do Universo.

Buracos negros

buraco

Pesquisadores descobriram o SDSS J0100+2802, um quasar que contém um buraco negro com uma massa de 12 bilhões de sóis, seria 900 milhões de anos mais jovem do que o Big Bang.

Até aí tudo bem, mas os buracos negros demoram muito para acumular massa, sendo assim, 900 milhões de anos não seria tempo suficiente para que esse buraco se formasse. O que poderia fazer dele mais antigo do que o período estimado do Big Bang.

Astrônomos já descobriram mais de 200 mil quasars e consideram que entre eles existam mais ocorrências como o SDSS J0100+2802.

Poeira de elementos pesados

poeira

Outro exemplo que poderia contradizer a Teoria do Big Bang é a poeira feita de elementos pesados em uma galáxia que seria apenas 700 milhões de anos mais nova que o Big Bang.

Esses elementos se formam quando uma estrela se aproxima do final de sua vida, processo que demora bilhões de anos.

Então como explicar?

como explicar

Se a Teoria do Big Bang pode não estar correta, então como explicar a formação do universo? De acordo com um artigo escrito por Rick Rosner, a teoria que substituirá o Big Bang irá tratar o Universo como um processador de informação.

De maneira que o Universo fosse feito de informação e usasse esses dados para se definir. Nesse caso, tanto a mecânica quântica quanto a relatividade pertenceriam às interações da informação.

No entanto, vale lembrar que as contradições apontadas não provam que a Teoria do Big Bang se torne ultrapassada. Ela continua sendo a mais aceita pela comunidade científica.

O que levantamos aqui foram apenas alguns questionamentos inicialmente feitos por outros cientistas.

 

 

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+