• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Existe água na Lua?

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      22/08/18 às 19h32

Segundo um novo estudo, foi encontrada água em estado sólido em crateras localizadas próximas as regiões polares do satélite natural. A descoberta foi feita pelo intermédio da espaçonave indiana Chandrayaan-1. No passado já havia sido cogitado a existência de água na lua, mas a confirmação só veio agora.

No norte e no sul, em áreas de sombra, foram encontradas formações de gelo. Isso foi possível utilizando linhas espectrais. Estas regiões da lua são extremamente frias, chegando a atingir temperaturas de cerca de -163ºC.  O elemento já havia sido encontrado em Marte, Mercúrio e no planeta anão Ceres, porém em maior abundância.

Água na Lua

A descoberta foi anunciada em um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, PNAS, na última segunda-feira, 20. O elemento foi encontrado em crateras nas regiões polares, em áreas que não recebem a luz do sol. No entanto, apenas cerca de 3,5 % da área sombreada da Lua possui gelo.

Mas o fato não deixa de ser menos empolgante, uma vez que essa água poderia ser utilizada em futuras missões no satélite. O estudo foi liderado por Shuai Li, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos. O gelo na Lua se formou a partir do acúmulo de compostos voláteis vindos do exterior.

"[...] No caso da Lua, a água veio de um agente externo. Por exemplo, da colisão de corpos ricos em água com a superfície lunar", explica Enos Picazzio, astrônomo da Universidade de São Paulo. Os pesquisadores ainda não conseguem explicar porque a Lua possui menos gelo do que planetas como Marte e Ceres, mas acreditam que num futuro próximo eles consigam responder a esta pergunta.

A NASA deseja agora realizar missões direcionadas aos extremos da Lua para que assim possam ser feitas análises do gelo encontrado. A organização também deseja mensurar a profundidade dessas crateras e seus exatos tamanhos. E quem sabe no futuro, este gelo poderá servir para extrair água e manter as pessoas no satélite por mais tempo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de  compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   UOL     Olhar Digital     Gizmodo  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+