• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Ferramentas de 700 mil anos foram encontradas e revelam um ser humano misterioso

POR Gustavo Camargo    EM História      07/05/18 às 13h31

O quão evoluído tecnologicamente você acha que o ser humano vai estar daqui há dez anos?  O fato é que todos os dias novas coisas aparecem, apenas provando que o ser humano é capaz de coisas novas.

Até mesmo os primeiros humanos que andavam pelo leste da Ásia há mais de 500 anos atrás eram inteligentes o suficiente para construir embarcações marítimas, por exemplo. Essa questão é uma descoberta recente feita nas Filipinas que sugerem que mesmo a tanto tempo atrás o ser humano já era bastante esperto.

Estudiosos encontram o esqueleto de um rinoceronte esquartejado e algumas ferramentas de pedra usadas para cortar a carne. Tal achado faz com que seja repensado a chegada da primeira espécie homo na cadeia de ilhas, até 700 mil anos atrás, como relata na revista Nature.

Primeiros humanos ocuparam Filipinas

humano

"Eu acho que é muito espetacular", diz Michael Petraglia , um paleoantropólogo do Instituto Max Planck para a Ciência da História da Humanidade, que não esteve envolvido no trabalho. "Embora houvesse vestígios de hominídeos em lugares como as Filipinas, não havia nenhuma boa evidência até agora."

Algumas pistas encontradas na ilha de Luzon, como ferramentas e restos de animais, ajudaram na descoberta de espécies humanas primitivas. Ecoando a maneira como o Homo erectus e o Homo floresiensis provavelmente povoaram o arquipélago indonésio durante aproximadamente o mesmo período.

"Tivemos a sorte extraordinária de encontrar um rinoceronte quase completo e desarticulado", disse Thomas Ingicco, paleoantropólogo do Museu Nacional de História Natural da França e principal autor do estudo.

Toda a análise feita nos ossos da espécie hoje extinta, Rhinoceros philippinensis, confirma que ele foi cortado por ferramentas. Alguns dos cortes foram feitos durante a remoção da carne.

As novas evidências empurram para trás o período de colonização das Filipinas em centenas de milhares de anos. Várias técnicas de datação aplicadas aos restos do rinoceronte determinaram sua idade em entre 631.000 e 777.000 anos. Situando-o no período conhecido como Pleistoceno.

Sem nenhuma certeza sobre os humanos que mataram o rinoceronte, os pesquisadores só podem especular sobre quem eles eram e como chegaram lá. E o Homo erectus foi uma grande candidato para isso.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   JSC     Nationalgeographic  
Imagens Otempo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+