• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas interessantes que servem como provas para momentos bíblicos

POR Gustavo Camargo    EM Mistérios & Horror      07/05/18 às 13h01

A Bíblia é considerada um dos livros mais lidos em todo o mundo, e não é para menos, já que envolve a fé das pessoas. Lá podemos encontrar acontecimentos e profecias que já aconteceram ou ainda estão destinadas a se realizar.

Muitas pessoas acreditam que as histórias contadas na Bíblia não podem ser verdadeiras. É interessante ressaltar que que a Bíblia não é necessariamente um livro de histórias. Se trata mais de um livro de instrução religiosa, dedicado a ensinar. Mas como muitas outras parábolas, possui acontecimentos que parecem tem alguma base de verdade. E foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 coisas interessantes que servem como prova para momentos bíblicos. Confira:

1 - Física da arca

Quatro estudantes de física da Universidade de Leicester utilizaram as instruções dadas em Gênesis para criar uma réplica do que seria a arca de Noé. Eles queria ver se tal construção flutuaria. O fato é que eles sabiam que a densidade da arca não poderia ser maioria que a da água. O máximo de peso que poderia suportar sem afundar seria de quase 51 milhões de quilos.

Esse peso daria para colocar dois animais de cada? Aproximadamente oito milhões de espécies são conhecidas pelo homem, mas a grande maioria sobreviveria a inundação sem necessidade da arca. Alguns cristãos sustentam que Noé construiu a arca em terreno alto e Deus simplesmente levou os animais até ele.

2 - O poder de Jezabel

Segundo a Bíblia, a rainha Jezabel queria converter os israelitas à sua religião, e ela estava disposta a assassinar profetas judeus para isso. Em uma passagem, Jezabel fez o selo de Acaba em documentos para enganar os israelitas e aceitar sua religião. Mas historiadores se perguntam se a rainha Jezabel teve influência independente da autoridade de Acabe. Em outras palavras, ela realmente tem o poder de ser tão ruim quanto é apresentada na Bíblia?

Arqueólogos no início tiveram problema para conectar o selo. As letras na pedra eram confusas. Seu nome parecia estar incorreto. No entanto, quando Korpel comparou o selo a outros daquela época, ela percebeu que faltava uma borda superior, que provavelmente continha as duas cartas que faltavam, necessárias para soletrar corretamente o nome de Jezabel no hebraico antigo. Caso encerrado, não é verdade? Bom, não é bem assim. O selo nunca foi encontrado realmente por arqueólogos, mas simplesmente apareceu no mercado israelense de antiguidades. Em última análise, provavelmente nunca saberemos a origem do selo, embora possamos pelo menos dizer que ele pertence a uma mulher muito poderosa.

3 - Casa onde Jesus nasceu

Baseado na arqueologia e em textos bíblicos, estudiosos acreditam que Jesus teria nascido por volta de 4. d.C e sido criado como judeu em Nazaré. Na década de 1880, freiras encontraram uma estrutura feita de argamassa e pedra. Dentro dela, foram encontradas relíquias e elas sugerem que o local era habitado por uma família judaica. Baseado nessas descobertas, um arqueólogo chamado Ken Dark afirmou no ano passado ter encontrado uma casa nazarena onde Jesus pode ter vivido quando criança. Ele, aliás, afirmou não ter sido o primeiro a encontrar o local. Pesquisadores explicam que não conseguem confirmar cientificamente se a casa realmente foi o local onde Jesus cresceu, mas que confia na crença dos bizantinos e dos participantes das Cruzadas.

4 - Poder das minas de cobre

Segundo conta na Bíblia, o rei Davi lutou contra os edomitas. Em 1997, arqueólogos explorando terras baixa de Edom, no que é hoje o sul da Jordânia, encontraram evidências de uma sociedade complexa que incidiu sobre a mineração de cobre o poder militar. O concentrar os seus esforços em Khirbat en-Nahas, estes arqueólogos concluíram que a sociedade não era apenas de pastoreio. Se os estudiosos tivessem olhado antes para as terras baixas, teriam encontrado locais de mineração de cobre.

A Bíblia ainda diz que o Rei Salomão foi o escolhido por Deus para construir o primeiro templo em Jerusalém usando uma grande quantidade de cobre. Entre as minas de Edom e outros locais de cobre datando do século 10 a.C, é possível que Salomão tivesse acesso a produção suficiente para construir um templo.

5 - Muro de Neemias

Segundo a Bíblia, no século VI aC, a Babilônioa conquistou o Reino de Judá e mandou os judeus para o exílio, que continuou até a Pérsia derrotar a Babilônia e permitir que os judeus voltassem para Jerusalém.

Em 2007, Eilat Mazar revelou que sua equipe tinha encontrado um muro de 5 metros que podia ser de Neemias. Na escavação uma torre acabou desmoronando e os arqueólogos não conseguiram repará-la, mas acabaram encontrando nela, selos e outros artefatos que a datam do quinto e sexto séculos a.C.

6 - Cidadela da Primavera

Em 2014, depois de quase 20 anos de escavação, arqueólogos anunciaram a descoberta da "Cidadela da Primavera". Um tipo de forte que protegia a Fonte de Giom dos invasores naquele tempo. Suas paredes chegavam a 7 metros de espessura, permitindo apenas o acesso à fonte de dentro da cidade. "A fim de proteger a fonte de água, eles construíram não só a torre, mas também uma passagem fortificada", disse o arqueólogo G. Uziel. "Esta estrutura muito impressionante foi operante até o final da Idade do Ferro, e só quando o Primeiro Templo foi destruído que a fortaleza caiu em ruínas e deixou de ser utilizada".

7 - Possível cidade natal de Golias

Bíblia

Durante uma escavação, arqueólogos encontraram o que eles acham que seria a cidade natal de Golias, Gath, uma cidade filisteia entre Ashkelon e Jerusalém. Eles descobriram um altar de pedra com chifres, semelhantes aos descritos nos livros dos Reis e Êxodos. No entanto, o altar dos filisteus tem dois chifres, enquanto os altares bíblicos têm quatro.

Eles ainda encontraram fragmentos de cerâmica com nomes que se assemelham bastante a Golias, de origem indo-europeia. Os israelitas e cananeus locais não teriam usado esse nome, mas, obviamente, os filisteus sim.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando eu seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Listverse     Hypescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+