Entretenimento

Histórias verdadeiras por trás dos filmes da Disney

0

A Disney é responsável por colorir nossas infâncias e continua sendo uma referência muito grande ao longo da vida. Rei Leão, Bela Adormecida, Pinóquio e muito mais filmes estão tão presentes em nossas mentes como produções da Disney, que a maioria das pessoas nem sabem que não foi a produtora que criou essas histórias.

Também, nem imaginam que as histórias foram adaptadas para o público infantil e que, na verdade, possuem diferenças assustadora. Descubra as histórias verdadeiras por trás dos filmes da Disney. 

A verdade é que as histórias originais por trás desses filmes não são nem um pouco recentes, sendo escritas há centenas de anos, além de serem mais macabras e com finais tristes.

Contudo, a Disney viu potencial para transformá-las em contos infantis para encantar gerações inteiras. Como você já conhece essas versões bonitinhas, descubra as verdadeiras, começando por Mulan

Mulan

A Disney fez dois filmes sobre a heroína corajosa, um em 1998, e recentemente o live-action com Liu Yifei, com as duas versões sendo parecidas com a original. A Balada de Mulan é um poema de 1695 com um final horrível. Mulan toma o lugar do pai na guerra, mas quando chega no exército do Rei, conhece a filha dele, que também é uma guerreira. As duas se tornam inseparáveis e o Rei perde a guerra, fazendo a dupla se entregar em seu lugar. Elas foram soltas e quando Mulan voltou para casa, descobriu que seu pai tinha falecido e que sua mãe tinha se casado novamente. Quando sua identidade verdadeira foi revelada, ela não recebeu a honra como no filme, sendo forçada a se tornar concubina, e acabou tirando sua própria vida.

Frozen

O filme Frozen também conquistou fãs por todo o mundo como uma verdadeira febre, mas o filme é baseado levemente no conto Rainha da Neve de Hans Christian Andersen. O conto relata que o senhor do submundo fabrica um espelho mágico que mostra as partes ruins de uma pessoa ao se olhar. 

Quando o espelho é estilhaçado, pedacinhos de vidro perfuram os olhos e corações das pessoas ao redor do mundo, congelando os corações. Anos depois, um pedaço entra no olho de um garoto chamado Kai, fazendo ele se tornar cruel e rejeitar sua avó e sua melhor amiga, Gerda.

Assim, quando ele desaparece, acreditam que ele dormiu ao lado do rio e faleceu, mas Gerda tem certeza de que ele estava vivo e iniciou uma aventura para encontrá-lo. Depois de aventuras, embates e perda de memória, Gerda consegue salvar Kai da Rainha da Neve!

Branca de Neve e os Sete Anões

A Branca de Neve e os Sete Anões é um clássico há muito tempo, aproximadamente desde 1937, mas o filme é uma repaginação do conto de fadas que aparece na coleção dos Irmãos Grimm em que o final é completamente diferente.

O filme chega ao fim com o beijo do príncipe e a ida da Branca de Neve ao castelo, mas o conto de fadas macabro continua, relatando que a rainha má foi até o casamento real e foi identificada. Então, o príncipe faz ela dançar até desmaiar. 

Rei Leão

Foto: Acesso Cultural

Você sabia que o Rei Leão é inspirado em Hamlet, de Shakespeare, que é muito mais macabro que o filme? Na peça, o príncipe Hamlet vai atrás do seu tio Claudius depois de ele ter assassinado seu pai para ter o trono. 

Pequena Sereia

Já A Pequena Sereia é mais um conto de Hans Christian Andersen, em que as coisas também não dão muito certo como dão no filme. Na verdade, a transformação de Ariel em humana causa uma dor extrema e o príncipe ainda quebra seu coração e se casa com outra pessoa.

A bruxa do mar informa a Ariel que, se ela acabar com a vida do príncipe, ela pode voltar a ser uma sereia e viver em paz, mas a jovem escolhe se sacrificar, se jogando no mar e se transformando em espuma. Com certeza não viveram felizes para sempre.

Bela Adormecida

Bela Adormecida

Reprodução

A história de Aurora, da Bela Adormecida, também é um dos contos dos Irmãos Grimm, que adaptaram o conto do autor francês Charles Perrault. Mas, a primeira versão publicada era de Giambattista Basile, em que um rei estava caminhando perto da casa da Bela Adormecida, chamada Talia, quando seu falcão voa para dentro da casa.

Dessa forma, ao entrar na casa para pegar seu pássaro, ele encontra a mulher inconsciente e se aproveita da situação, deixando a moça grávida de gêmeos.

Pinóquio

Reprodução

Pinóquio foi o segundo filme animado da Disney e tem uma das músicas mais amadas e famosas da história: When you wish upon a star. Dessa forma, a versão da Disney é cheia de elementos de fantasia, com garotos se transformando em burros e Gepetto dentro da barriga de uma baleia, mas a versão original de Carlo Collodi é bem mais obscura.

A história foi publicada como uma série, com o Pinóquio acidentalmente machucando um grilo falante. Ele também adormece em cima de um fogão, queimando seus pés de madeira. Além disso, ele é pendurado por uma dupla má de gato e raposa. Enquanto isso, Gepetto vive em um navio dentro de um monstro marinho por dois anos antes do filho de madeira o socorrer. Certamente, nada a ver com a história da Disney!

Finlândia: o país da honestidade

Artigo anterior

Como era o Brasil há 100 anos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido