CuriosidadesEntretenimento

Foto viral faz com que você compreenda como é a visão de quem tem astigmatismo

0

O astigmatismo é uma condição comumente conhecida como “visão turva”. Ocorre quando a córnea (a frente transparente do olho) tem uma forma irregular ou em razão da curvatura da lente dentro do olho. Uma córnea ou lente de formato irregular impede que a luz se concentre adequadamente na retina, que é a superfície sensível à luz na parte posterior do olho. Como resultado, a visão fica borrada a qualquer distância. Isso pode levar ao desconforto ocular e dores de cabeça. A maioria das pessoas tem algum grau de astigmatismo, que pode ou não comprometer a sua experiência visual. Mas, afinal, como identificar o problema? Bem, uma foto viral faz com que você compreenda como é a visão de quem tem astigmatismo. Por meio dela, é possível entender os efeitos por trás da condição – mesmo que não seja regra geral.

Uma imagem no Twitter mostrando como é a visão das pessoas que têm astigmatismo, especialmente à noite, garantiu mais de 23.000 retweets e 55.000 curtidas. O post, publicado no dia 24 de março deste ano, mostra dois carros parados no trânsito à noite. Na foto à esquerda, as luzes do carro estão borradas – o que alguém com astigmatismo poderia facilmente ver – enquanto a foto à direita mostra o que um olho normal capta.

Luzes longas e embaçadas

Pode ser que a imagem à esquerda seja de uma lente suja, como alguns usuários sugeriram. No entanto, o efeito final ainda é o mesmo: as pessoas com astigmatismo veem luzes longas, embaçadas e queimando – especialmente ao dirigir à noite. Aparentemente, dezenas de milhares de usuários do Twitter concordam com isso.

Só não se esqueça que a postagem é meramente ilustrativa. A foto viral faz com que você compreenda como é a visão de quem tem astigmatismo e está longe de ser um diagnóstico. Portanto, caso queira saber mais informações, incluindo sobre a sua própria visão, procure um oftalmologista, ok?

Entendendo os graus de astigmatismo

A IFLScience conversou com Stephanie Marioneaux, representante da Academia Americana de Oftalmologia, que advertiu sobre a dependência das pessoas para resolver problemas médicos a partir da Internet. “Há muitas coisas que a foto representa. O astigmatismo é apenas uma de nossa longa lista de diagnósticos diferenciais que os oftalmologistas podem tirar como conclusão”, disse ela, acrescentando que o diagnóstico pode variar de uma lente de contato inadequadamente ajustada ao desenvolvimento de catarata.

O astigmatismo frequentemente ocorre com outras condições de visão, como miopia e hipermetropia. Juntas, essas condições de visão são chamadas de erros de refração porque afetam como os olhos se curvam ou “refratam” a luz. A causa específica do astigmatismo é desconhecida. Pode ser um fator hereditário, sendo geralmente observável desde o nascimento. Além disso, pode diminuir ou aumentar com o tempo.

A foto não representa o que toda e qualquer pessoa com astigmatismo possa enxergar

Assim sendo, a imagem funciona como demonstração sobre a maneira com que algumas pessoas com astigmatismo enxergam. Ela não retrata, contudo, o que todo mundo vê. Os astigmatismos variam e dependem do grau, bem como do tipo manifestado na pessoa.

“Eu não diria que, se você tem um astigmatismo, categoricamente é assim que a sua vida é, não. Depende da quantidade de astigmatismo, mas existem muitos outros tipos de fatores que poderiam causar esse tipo de distorção em sua visão”, explica.

E se nosso inverno durasse tanto quanto o de Game of Thrones?

Artigo anterior

Cientista foi chamado de tolo por sua pesquisa e anos depois ganhou o Prêmio Nobel de Medicina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido