Fotos impressionantes mostram a construção da Torre Eiffel do início ao fim

POR Rafael Miranda    EM Mundo Afora      21/10/15 às 09h21

A Torre Eiffel é um ícone mundial. Ela é feita de ferro e está localizada no Champ de Mars em Paris, França. Foi nomeada em homenagem ao engenheiro Alexandre Gustave Eiffel, cuja empresa projetou e construiu a torre. A construção da torre foi inicialmente criticada por alguns dos principais artistas e intelectuais da França por seu design. Sabia que existe um apartamento secreto no topo da torre?

Entretanto, após sua construção, ela tornou-se um símbolo cultural da França e uma das estruturas as mais reconhecíveis no mundo. A torre é a estrutura mais alta de Paris e o monumento pago mais visitado no mundo: 6,98 milhões de pessoas visitaram o local em 2011. A torre recebeu seu visitante 2,5 milhões de pessoas em 2010.

A torre tem 324 metros de altura, a mesma altura que um prédio de 81 andares. Sua base é quadrada, de 125 metros de largura. Durante sua construção, a torre Eiffel ultrapassou o monumento de Washington e assumiu o título de "a mais alta estrutura feita pelo homem" no mundo, um título que detinha há 41 anos, até o Edifício Chrysler em Nova York ser construído em 1930.

Por causa da antena instalada no topo da Torre Eiffel em 1957, ela agora é a mais alta que o Chrysler Building, com uma diferença de 5,2 metros. Sem incluir antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta na França atual, só perde para o viaduto de Millau.

A torre tem três níveis para visitantes, com restaurantes no primeiro e segundo andar. A plataforma superior do terceiro observatório tem 276 metros acima do solo, o observatório mais alto acessível ao público na União Europeia. Os bilhetes podem ser comprados a subir por escadas ou elevador para o primeiro e segundo níveis.

O projeto da Torre Eiffel foi originado por Maurice Koechlin e Emile Nouguier, dois engenheiros que trabalhavam para a Compagnie des Établissements Eiffel, após a discussão sobre um monumento central adequado para ser apresentado na feira mundial de 1889. Em maio de 1884, Koechlin, trabalhando em casa, fez um desenho de esboço do seu monumento.

Inicialmente Eiffel se mostrou pouco entusiasmo com o projeto, mas sancionou um estudo mais aprofundado do projeto, e os dois engenheiros pediram que Stephen Sauvestre, o chefe do departamento de arquitetura da empresa, contribuíssem para o design. Sauvestre adicionou arcos decorativos à base, um pavilhão de vidro para o primeiro nível, e outros detalhes.

Esta versão melhorada ganhou apoio de Eiffel: ele comprou os direitos da patente sobre o projeto que Koechlin, Nougier e Sauvestre fizeram e o projeto foi exibido na Exposição de Artes Decorativas, no outono de 1884 sob o nome da empresa. Em 30 de março de 1885 Eiffel apresentou um documento sobre o projeto para a 'Société des Ingénieurs Civils', depois de discutir os problemas técnicos e enfatizar os usos práticos da torre.

Ele terminou sua palestra dizendo que a torre ia simbolizar não só a arte do engenheiro moderno, mas também o século da Indústria e da ciência em que estava vivendo, e para o qual foi preparado o caminho pelo grande movimento científico do século XVIII e pela Revolução de 1789, ao qual este monumento foi construído: como uma expressão de gratidão da França. Veja em fotos como foi a construção da famosa torre:

23 24  26 27

25

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+