• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Garoto usa dinheiro da mesada para comprar óculos para amigo daltônico ver as cores

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      06/07/19 às 00h53

O daltonismo não é uma forma de cegueira, mas uma deficiência na maneira como se vê a cor. Se você é daltônico, provavelmente tem dificuldade em distinguir certas cores, como azul, amarelo, vermelho e/ou verde. É uma condição hereditária que afeta os homens com mais frequência do que as mulheres. De acordo com a prevenção da cegueira, estima-se que 8% dos homens e menos de 1% das mulheres tenham problemas de visão de cores. Ao descobrir que o seu amigo é daltônico, Thane decidiu poupar seu dinheiro para comprar algo especial para ele. O garoto, com 11 anos, estuda na 5ª série pela manhã em uma escola de ensino fundamental. Durante a tarde, ganha uma mesada para fazer alguns afazeres domésticos para os pais. Em vez de gastar com suas coisinhas, o garoto decidiu comprar óculos para amigo daltônico ver as cores.

Segundo a mãe do garoto, ele começou a fazer mais tarefas em casa com a intenção de juntar mais dinheiro. Quando conseguiu acumular 100 dólares, Thane foi até uma ótica com a mãe e comprou os óculos. Estes auxiliam a "corrigir" falhas que fazem com que os olhos não percebam as pigmentações tal como são.

Seu amigo Tyler ficou absolutamente incrédulo quando colocou os óculos no rosto. O jovenzinho pegou um guardanapo pintado com as cores do arco-íris e não acreditava no que estava vendo pela primeira vez. Thane, da maneira mais inocente possível, achou que era definitivamente correto comprar óculos para amigo daltônico ver as cores (e achou certo!).

A reação de Tyler

Julie, mãe de Tyler, trabalha na escola onde os dois estudam. Ela presenciou emocionada o momento em que seu filho viu o mundo com todas as cores que tinha direito. "Eu acho que é maravilhoso o que Thane fez. Para um menino de 11 anos, isso é maravilhoso". E o próprio Thane completa: "Dar um presente é melhor do que receber. Quando você dá, você também ganha".

Muito mais raramente, uma pessoa pode herdar uma característica que reduz a capacidade de ver tons de azul e amarelo. Essa deficiência geralmente afeta homens e mulheres de maneira igual. No entanto, ao contrário da crença popular, é raro uma pessoa daltônica ver apenas em tons de cinza.

O que causa daltonismo?

O daltonismo ocorre quando as células sensíveis à luz não respondem adequadamente às variações nos comprimentos das ondas luminosas. Fotorreceptores na retina são chamados de bastonetes e cones. Os bastonetes são mais abundantes (existem aproximadamente 100 milhões de bastonetes na retina humana) e são mais sensíveis à luz, mas são incapazes de perceber a cor. Os 6 a 7 milhões de cones na retina humana são responsáveis ??pela visão de cores, e esses fotorreceptores estão concentrados na zona central da retina, chamada mácula.

O centro da mácula é chamado de fóvea. Essa pequena área (0,3 mm de diâmetro) contém a maior concentração de cones na retina e é responsável pela nossa visão de cores de maneira mais acentuada. As formas herdadas de daltonismo estão frequentemente relacionadas com deficiências em certos tipos de cones ou a ausência absoluta.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+