Notícias

Governo da Espanha lança campanha para combater preconceito contra mulheres

0

O Ministério da Igualdade da Espanha lançou uma campanha para incentivar as mulheres que têm preocupações sobre a aparência na hora de ir à praia durante essa temporada de verão. Dessa forma, o slogan é “o verão também é nosso”, com a campanha retratando cinco mulheres de diferentes formas curtindo a praia. Uma delas aparenta ser mastectomizada e não usa parte de cima da roupa de banho.

Assim, segundo o Instituto das Mulheres, que dirigiu a campanha, o objetivo é mostrar que todos os corpos têm seu valor e nenhum deveria ser criticado. Antonia Morillas, diretora da entidade, disse que as expectativas sobre a aparência afetam não apenas a autoestima das mulheres, como os seus direitos.

Campanha visa combater preconceito

Freepik

“Corpos diversos, livres de estereótipos de gênero, ocupando todos os espaços. O verão também nos pertence. Livres, iguais e diversos”, escreveu Morillas. “Quando dizem às mulheres que se você não é magra, jovem, se tem estrias, celulite ou cicatrizes, seu corpo não é válido, nossa autoestima é destruída e tem impacto direto na nossa saúde, na nossa qualidade de vida e na possibilidade de ser e exercer todos os nossos direitos. Falar de discriminação corporal é falar da violação de direitos que as mulheres sofrem quando não temos corpos normativos”.

“A campanha surge como resposta à gordofobia, ao ódio e ao questionamento dos corpos não padrões, particularmente os das mulheres, que nos períodos de verão ocorre de forma mais acentuada”, escreveu o Instituto da Mulher em sua nota de lançamento da campanha.

“No verão, a discriminação corporal e a violência estética aumentam, como evidenciam as centenas de mensagens recebidas após o lançamento da campanha ou as dezenas de reclamações cidadãs recebidas pelo Observatório da Imagem da Mulher, mostrando quantas marcas continuam a usar modelos que atendem aos cânones de beleza baseados sobre estereótipos de gênero em suas campanhas publicitárias de verão.”

“Por meio dessa campanha, o Instituto da Mulher chama a atenção para a necessidade de nomear a violência estética sofrida pelas mulheres por serem mulheres e como isso impacta diretamente na qualidade de vida”, finaliza.

“Todos os corpos são válidos e temos o direito de aproveitar a vida como somos, sem culpa ou vergonha. O verão é para todas!”, escreveu Irene Montero, ministra da Igualdade da Espanha, em sua conta pessoal no Twitter.

Ainda no Twitter, a ministra dos Direitos Sociais do país, Ione Belarra disse: “Todos os corpos são corpos de praia. E montanha. Nossos corpos devem ser cuidados, respeitados e apreciados”.

Críticas

No entanto, houve algumas pessoas que não se contentaram com a campanha, acreditando que deveria ser ampliada para incluir homens fora do “padrão de beleza”. Além disso, houve quem criticou, dizendo que o ministério estava promovendo a “obesidade”.

Enquanto isso, o político Cayo Lara disse que a campanha era o “cúmulo do absurdo”, tentando “criar um problema onde não existe”. O próprio partido Podemos respondeu às críticas dizendo: “Se os corpos te incomodam, você pode ficar em casa twittando”, junto a uma arte que diz: “Se não te agrada os corpos dos outros, temos uma solução para você este verão: não vá à praia”.

Vale destacar que a Espanha passa, junto com outros países da Eruopa, por uma intensa onda de calor no verão do Hemisfério Norte. Então, ir à praia ou aos parques e se refrescar nas pontes tem sido um passeio recorrente para os espanhóis. Isso porque buscam aliviar a sensação térmica em um ambiente em que o calor ultrapassa os 40ºC em alguns momentos.

Assim sendo, além da Espanha, outros países que registram altas nos termômetros são Portugal e Reino Unido, também enfrentando incêndios florestais por conta do cenário.

Fonte: BBC

Cobra com emojis foi resultado de oito anos cruzamentos

Artigo anterior

Padre italiano celebra missa em praia e é investigado por Igreja Católica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido