Curiosidades

Homem mais velho do mundo faz aniversário de 113 anos

0

Todos nós queremos ter uma vida boa e, é claro, longa, para aproveitarmos ao máximo. Se dependesse de nós, viveríamos ao lado das pessoas que amamos por um século ou mais. Felizmente, há pessoas que realmente vivem tudo isso, como por exemplo, esse que é considerado o homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness Book.

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora completou, na última sexta-feira, 113 anos e comemorou seu aniversário com vários eventos no seu estado natal, Táchira. Para a celebração do aniversário do homem, que é conhecido como Tio Juan, será feita uma cerimônia religiosa, apresentação de banda e número de dança liderado por sua neta.

Como o homem é bastante famoso, não apenas em sua cidade natal, autoridades locais e estaduais foram convidadas para o aniversário dele. Juan Vicente nasceu no dia 27 de maio de 1909. Desde 2020, esperava a certificação do recorde de homem mais velho do mundo pelo Guinness. Finalmente, essa oficialização veio no dia 17 de maio.

Vida

R7

Em sua vida, o homem foi casado por 60 anos, e sua esposa faleceu há 25. Em seu casamento, Juan teve 11 filhos. Atualmente, ele tem 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos.

Claro que não são muitas as pessoas que chegam a um século de vida. Por isso que a família do homem se sente bastante grata pela saúde de Juan. E ele deixa claro que quer ser lembrado como uma pessoa trabalhadora, fiel à sua esposa e à sua profunda devoção religiosa.

Até 2021, o título de homem mais velho do mundo pertencia ao espanhol Saturnino de la Fuente García, nascido em 11 de fevereiro de 1909. Ele tinha 112 anos e faltava menos de um mês para o seu aniversário de 113, mas ele faleceu antes disso.

Apesar de Juan Vicente ser o homem mais velho do mundo, ele não é a pessoa mais velha. Esse título pertence à francesa nascida em 11 de fevereiro de 1904. Ela tem 118 anos.

Envelhecer

Celos

Muitas pessoas nem se imaginam com a idade do homem mais velho do mundo, ou nem se imaginam mais velhos. Mas o fato é que envelhecer é uma coisa que deve ser celebrada como uma verdadeira conquista. Antes da década de 1990, a expectativa de vida era de cerca de 65 anos. Agora, de acordo com o IBGE, essa idade aumentou para 75 anos.

O mundo está ficando cheio de idosos, que envelheceram de formas bem diferentes. Isso já é um desafio grande. E estamos entrando no que a Organização das Nações de Saúde classificou como a “década do envelhecimento saudável”. Esse período vai de 2020 a 2030.

Mesmo assim, independente de onde se vive, passar dos 100 anos de idade, como esse homem passou, é uma façanha bem rara. Mas alguma vez você já se perguntou quantos anos alguém poderia sobreviver no máximo?

Limite

TSF

O ser humano provavelmente pode viver até 130 anos e possivelmente muito mais. Contudo, as chances de se atingir essa super idade ficam cada vez menores de acordo com novos estudos.

Esse limite da expectativa de vida humana tem sido bastante debatido. Alguns estudos recentes afirmam que o ser humano poderia viver até 150 anos, ou até mesmo dizem que não existe idade máxima teoricamente para o homem.

Mesmo que o risco de morte aumente ao longo da vida, a análise feita pelos pesquisadores mostra que o risco eventualmente se estabiliza e permanece constante em cerca de 50-50.

“Depois dos 110 anos, pode-se pensar em viver mais um ano como sendo quase como jogar uma moeda justa. Se der cara, você viverá até seu próximo aniversário e, se não, morrerá em algum momento no próximo ano”, explicou Anthony Davison, professor de estatística do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL), que liderou a pesquisa.

Com base nos dados disponíveis até o momento, parece provável que o homem consiga viver, pelo menos, 130 anos. No entanto, extrapolar a partir das descobertas “implicaria que não há limite para a vida humana”, concluiu o estudo.

Fonte: R7, Science Alert

Imagens: R7, Celos, TSF

Homem fez banheiro para moradores de rua tomarem banho quente

Artigo anterior

45 casais afirmam ter sido vítimas de golpe em casamento comunitário

Próximo artigo