Curiosidades

Os 100 anos do funcionário com mais tempo de casa do planeta

0

Fazer 100 anos já é uma marca para poucos. Segundo dados do IBGE no censo de 2010, apenas 23.760 pessoas ultrapassaram esse patamar, e desde terça-feira (19), Walter Orthmann é uma delas. No entanto, ele acumula um outro feito notável: o de ser o funcionário mais antigo do mundo.

Afinal, o morador de Brusque está há 85 anos trabalhando em uma empresa de tecidos de Brusque (SC). Com reconhecimento do Guiness Book pregado na parede, ele segue sua rotina de trabalho com a mesma eficiência de sempre. Acima de tudo, o trabalhador continua tendo o carinho de seus colegas, que lhe organizaram uma super festa em comemoração ao seu centenário.

Fonte: Patrick Rodrigues / NSC

Trajetória

Apesar do amplo tempo de serviço na mesma firma, este não foi o único lugar em que Walter Orthmann trabalhou em sua vida. Aos 12 anos, ele começou sua vida profissional em uma plantação de aipim, raiz também conhecida como mandioca ou macaxeira.

No entanto, em 1938, surgiu uma oportunidade na RenauxView, uma empresa de tecidos. Dessa forma, no dia 17 de janeiro daquele ano, ele assinou sua admissão, e desde então, não saiu mais. De início, Walter era auxiliar de expedição e cuidava das saídas das mercadorias.

Logo após, o funcionário ascendeu para o cargo de office boy. Sendo assim, era ele quem desbravava as ruas sem asfalto de Brusque para levar e buscar correspondências. Além disso, o jovem rapaz também ia até o banco coletar os salários de todos os funcionários.

A propósito, Walter tinha uma mente proativa e com raciocínio rápido. Portanto, seus superiores viram nele um potencial para atuar no setor de vendas. E foi aí que a carreira deste trabalhador deslanchou.

Nessa época, ele fazia viagens para os eixos de desenvolvimento do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Constantemente, o representante comercial voltava para Brusque com bons negócios fechados. Logo, era difícil retirar o prestígio de Walter.

Conforme seu tempo de casa avançava, sua função também acompanhou o movimento. Hoje, ele é gerente comercial dessa empresa em que atua há 85 anos. Nesse sentido, vale lembrar que, se este trabalhador quisesse, ele podia ter se aposentado em 1978. Porém, a ausência do trabalho deixaria um vazio na vida de Walter que ele não sabe se está preparado para lidar.

Fonte: Brusque Memória

Assistindo a história

A princípio, quando o longevo funcionário iniciou sua carreira na RenauxView, as calculadoras ainda não faziam parte dos espaços de produção. Dessa forma, na década de 40, foi uma surpresa para todo o quadro de colaboradores quando o diretor da empresa, Roland Renaux, trouxe uma máquina de calcular de sua viagem à Alemanha.

Um dos que mais estranharam foi Walter, que na época tinha por volta dos 20 anos. De início, ele não queria acreditar nos resultados que a calculadora trazia. Por isso, fazia as contas de cabeça e depois utilizava a tecnologia apenas para checar. Do mesmo modo, os textos que circulavam na empresa eram todos redigidos com máquinas de escrever.

Nos dias atuais, a convivência do funcionário com a tecnologia é bem mais harmônica. Quem entra em sua sala percebe que há um smartphone e um tablet na mesa do histórico colaborador. Além disso, mesmo com a idade avançada, ele vai dirigindo para o serviço de segunda a sexta.

Fonte: Patrick Rodrigues / NSC

Dicas de vida

Como dito na introdução, Walter é referência por sua longevidade profissional e vital. Por isso, vale a pena ouvir os conselhos que ele tem para dar sobre como se manter saudável e disposto, tal como ele é.

Basicamente, o dia do funcionário começa bem cedo, quando ele realiza exercícios de movimentação e respiração. Além disso, sua ida ao médico para check-up é um compromisso inadiável, no qual ele comparece a cada quatro meses.

Já sua alimentação também segue uma política de boas práticas. Afinal, ele sempre buscou evitar o sal e o açúcar. “Evito coisas que machucam os intestinos. Evito Coca-Cola e outros refrigerantes. Eu apenas consumo o que é bom para mim. Isso ajuda muito o seu corpo a ser forte para sempre”, ressalta Walter.

Por fim, seus cuidados com a saúde mental são para ele um dos principais motivos que lhe fizeram chegar até aqui. Nesse sentido, o seu conselho é direto e perspicaz.

“Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser”, defende o funcionário com o recorde mundial de maior tempo de serviço em uma empresa.

Fonte: Cultura, G1.

EUA: 94 ex-alunos da mesma escola desenvolvem raro tumor cerebral

Artigo anterior

O raio laser desenvolvido por Arquimedes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido