Compartilhando coisa boa

Hospital leva cinema toda semana para ajudar pacientes com câncer

0

Estar em um hospital não é uma boa situação. Independente do caso, é sempre ruim permanecer nesse local e, apesar do tédio, a angústia pode piorar o quadro clínico. É mais complicado ainda quando enfrentamos alguma doença séria e difícil de ser curada, como o câncer, por exemplo. Passar por um tratamento de câncer é uma situação bastante delicada e danifica a pessoa física e emocionalmente. No entanto, por sorte, cada vez mais os hospitais aceitam alternativas para tornar esse momento menos doloroso e, é claro, melhorar as chances de resposta. Isso é o que faz a equipe de Terapia Ocupacional do Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão.

O hospital criou o “Cinema nas Enfermarias”. Esse projeto é uma espécie de cinema no local que reproduz filmes capazes de contribuir positivamente com os tratamentos, além de mudar a rotina dos pacientes. “O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem estar de nossos pacientes e acompanhantes”, disse a coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital, Leilian Carneiro.

Antes do filme ser passado para os pacientes, há responsáveis que assistem. Isso certifica que a mensagem final e cenas contribuam para uma melhora e não o contrário. A preferência do projeto são por histórias leves com mais ou menos uma hora de duração, e que assim possam ajudar na autoestima de todos. Hoje, 108 enfermarias no hospital que contam com o projeto. No início, as sessões aconteciam a cada 15 dias, mas devido ao resultado, as sessões agora são semanais.

“Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos têm sugerido filmes e perguntado quando será a vez de sua enfermaria”, finalizou Leilian.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Irmão de Vegeta se torna canônico em Dragon Ball Super: Broly

Artigo anterior

A máquina construída por cientistas que quebra duas regras da luz

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido