icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


ID JOVEM: Saiba como é possível viajar grátis e ter meia entrada

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 23/12/19 às 15h48

capa do post ID JOVEM: Saiba como é possível viajar grátis e ter meia entrada

Todo mundo sabe que todo estudante tem o direito à meia entrada, em eventos culturais, certo? Mas você já conhece o ID Jovem? Esse é um programa do Governo Federal, que concede vários benefícios para jovens de baixa renda. Entre eles, a meia entrada em vários eventos culturais e esportivos, mesmo que o jovem não seja mais estudante, de modo que tenham isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e até viagens gratuitas pelo país. Essa última é a mais usada pelos jovens brasileiros, embora ainda tenha muita gente que não conhece o benefício.

E para obter a sua carteirinha de ID Jovem, é muito simples. Basta preencher os requisitos e fazer o seu cadastro no site, ou no aplicativo do programa. Para ter direito ao benefício, o jovem precisa ter idade entre 15 e 29 anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e ter o NIS ativo no CadÚnico. Se encaixando nesse perfil, é só fazer o cadastro e começar a aproveitar de todos os benefícios. Confira como fazer isso.

ID Jovem

O ID Jovem é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Estatuto da Juventude, que fornece um documento digital para jovens brasileiros de baixa renda. Com esse documento, os jovens têm acesso a benefícios exclusivos. Para isso, basta ter entre 15 e 29 anos, ter renda familiar de até dois salários mínimos. E o principal, ter o NIS (Número de Identificação Social) ativo no CadÚnico (Cadastro Único do Governo). Ser estudante não é um requisito.

Os benefícios do programa incluem a meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, em geral, como shows, peças de teatro, jogos de competição, entre outros. O jovem, com o número do NIS, também tem direito à isenção de taxas de inscrição em concursos públicos. Mas um dos benefícios, mais usados pelos jovens cadastrados no ID Jovem, são as viagens gratuitas de ônibus, trem ou embarcação. Importante lembrar que o documento só oferece viagens para transportes de classe convencional e que sejam de trajeto interestadual. E embora a passagem seja gratuita, a taxa de embarque é cobrada normalmente.

O programa garante que toda viagem, realizada através de empresas da ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres), tenha quatro vagas reservadas para o jovens portadores do documento. Duas delas oferecem 100% de desconto no valor da passagem, e as outras duas dão 50%.

Como obter e usar o documento?

Para fazer o seu cadastro no programa, é muito simples. Com o CadÚnico atualizado, o jovem, que preenche todo os requisitos, pode utilizar o número do NIS para fazer sua inscrição. A inscrição pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do ID Jovem.

Pelo site, basta acessar idjovem.juventude.gov.br, clicar na opção "Emitir ID Jovem" e preencher os seus dados. Ou se preferir fazer o cadastro pelo aplicativo, basta fazer o download do aplicativo ID Jovem 2.0. O app está disponível na APP Store e no Google Play Store, e depois, é só emitir o documento digital.

Depois de gerar o documento, é possível imprimir a carteirinha ou usar a versão digital, pelo próprio aplicativo do celular. Com o documento em mãos ou no celular, basta apresentar o documento de identificação com foto, nos pontos de venda de ingressos ou guichês de passagem, para usufruir desses benefícios.

E você, já conhecia o ID Jovem? O que achou dessa iniciativa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe também com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest