Ilha de Páscoa está com seus dias contados

POR Natália Pereira    EM Mundo Afora      09/04/18 às 13h49

A Ilha de Páscoa é conhecida mundialmente pelos seus mistérios e pelos famosos Moais - cabeças gigantes, construídos pelo povo Rapa Nui. Além disso, a ilha é inteiramente coberta por histórias fascinantes mas, infelizmente, tudo isso pode estar prestes a se perder completamente. De acordo com alguns pesquisadores, a Ilha de Páscoa pode acabar desaparecendo no mar. Ela pode acabar se tornando, quem sabe, a "futura" Atlântida.

A cultura deixada pelo povo Rapa Nui é extremamente importante para o local e esta sendo desfeita pela própria natureza. A própria ONU chegou a se pronunciar sobre o assunto e a possibilidade de que, no futuro, as peças arqueológicas podem ser destruídas pelo processo natural que tem ocorrido no local. E, para impedir que isso aconteça, alguns arqueólogos tem trabalhado em um projeto para retardar o impacto natural sobre a ilha.

Como a ilha pode desaparecer?

Os pesquisadores afirmam que, até 2100, o nível do mar pode subir cerca de 1,5 ou 1,8 metros. Esse fator pode acabar causando uma erosão na costa da ilha, colocando boa parte dela embaixo da água. E, com isso, grandes patrimônios históricos vão acabar se perdendo, como os Moais. Já que grande dessas estátuas se encontra a poucos metros do local em erosão. E, juntamente com elas, Tongariki, Anakena e Akahanga - pontos turísticos da ilha, podem acabar submersos também.

Quais as principais preocupações?

Na tentativa de amenizar o problema, os arqueólogos acabaram recebendo R$ 1.320.000,00 do governo japonês para a construção de uma barreira marinha. Mas, ainda assim, eles tem cogitado a ideia de transferir as estátuas para um lugar mais seguro na ilha. O que, infelizmente, não vai impedir que fatores importantes sejam perdidos no processo e durante o desastre natural.

Isso fará com que todo o mistério da ilha, como a causa da morte dos  Rapa Nui, provavelmente continue dessa forma, incompreensíveis. Isso porque, com a perda de muitos resquícios do local, se tornará ainda mais difícil entender toda a história por trás da Ilha de Páscoa. O ponto turístico que recebe cerca de 100 mil turistas todos os anos pode acabar desaparecendo com o tempo e deixando sua história para trás. Todos os relatos históricos são extremamente importantes e carregam a historia de um povo que deve ser lembrado. Por isso, não podemos deixar que essa história milenar se perca com o tempo, concordam?

Via   Sputnik News     History  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+