Ciência e Tecnologia

Imagens mostram um peixe-lua gigante encontrado na Austrália

0

Nos oceanos, é possível encontrarmos diversas criaturas incríveis. Algumas delas muito bizarras. Um desses animais exóticos que podemos encontrar no fundo do mar é o peixe-lua gigante. Este animal é o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo, podendo chegar a pesar cerca de 2.250 quilos e 6 metros de comprimento.

Um exemplar do peixe-lua foi encontrado por um grupo de pescadores locais ao longo da costa de uma praia, no Parque Nacional de Coorong, a cerca de 80 quilômetros ao sul de Adelaide, na parte sul da Austrália. Linette Grzelak, esposa de Steven Jones, um dos pescadores, publicou uma foto do animal em sua conta no Facebook.

O peixe-lua

“Meu parceiro estava com sua equipe de trabalho e ele pensou que era um pedaço de um naufrágio no início. Eu não achei que fosse real até que eu pesquisei sobre o peixe-lua no  Google”, disse Linette ao The Guardian Australia. Ela ainda acrescentou que, segundo Jones, ele era extremamente pesado e tinha a pele áspera e uma pele grossa semelhante a de um rinoceronte.

Este peixe que pode pesar mais do que um carro pode ser encontrado nos oceanos temperados e tropicais ao redor do mundo. Porém, segundo o que informou Ralph Foster, é muito raro encontrar um peixe-lua por aquelas bandas. Foster é gerente de coleta de peixes no Museu da Austrália do Sul. O peixe tinha areia presa em suas escamas, o que fez ele parecer ser feito de “papel machê”. “Eu acho que muitas pessoas pensaram que ele era falso”, afirmou o pescador.

Pelo o que avaliou Foster, este exemplar encontrado por Jones é de porte médio. Sabe-se que os peixes-lua podem chegar a atingir 3,3 metros de comprimento. Isso é quase que o mesmo tamanho que alguns modelos de carro. Para termos uma noção do quão pesado eles podem ser, os peixes-lua podem chegar a pesar o mesmo que um rinoceronte de porte médio.

Estranha beleza

Seu tamanho e peso não as únicas coisas impressionantes sobre essa espécie. Os peixe-lua detêm o recorde de maior produção de ovos de uma vez só. Eles conseguem botar cerca de impressionantes 300 milhões de ovos. Isso é mais do que outro vertebrado já conhecido. Apesar de todas essas características, talvez o mais marcante nos peixes-lua ainda seja sua aparência.

Um pouco da estranheza em relação a eles vem do fato de suas barbatanas traseiras não crescerem, o que nos causa um certo desconforto na primeira vez que olhamos para eles.  Ao invés disso, as barbatanas dos peixes-lua se dobram em volta deles. Esse processo transforma suas barbatanas em uma espécie de leme arrendado (um clavus).

Uma boa noticia é que, apesar de tudo que já falamos aqui sobre essa espécie, os peixes-lua são completamente inofensivos aos seres humanos.

Esta não é a primeira vez que a aparição de um peixe-lua ganha as manchetes dos jornais recentemente. Uma variante da espécie chamada Mola tecta foi encontrada em algum lugar na costa do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários abaixo o que acharam da matéria e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Maior acelerador de partículas do mundo pode ter descoberto mais sobre a origem do universo

Matéria anterior

Vídeo de rato ”guardando ferramentas” de homem viraliza na internet

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.