Mundo Animal

Incrível vídeo de dentro de um cardume de sardinhas

0

O mar e as criaturas que habitam nele sempre causam fascínio nas pessoas. Por isso que quando temos a possibilidade de ver o ambiente pelos olhos de outros animais é uma coisa de tirar o fôlego. Temos como exemplo um pinguim que se aproximou de um cardume de sardinhas.

A filmagem foi feita pela Wildlife Conservation Society no Canal Beagle, na Ilha Martillo, Argentina. A filmagem foi possível graças a uma câmera corporal que o animal tinha. Através dela os pesquisadores tiveram uma maior noção da alimentação do animal, visto que uma das sardinhas de prata se tornou o jantar da ave na sua segunda passagem.

“Escrevemos em muitos artigos que a comunidade de aves marinhas no Canal de Beagle depende das sardinhas. Mas esta é a prova real, e agora está confirmada e com uma estrela por trás da câmera: o pinguim”, disse a ecologista marinha Andrea Raya Rey.

Sardinhas

Os gentoos podem chegar a até 90 centímetros de altura e são os terceiros maiores pinguins do mundo. As ilhas subantárticas são o seu habitat natural. Lá, eles constroem ninhos de seixos nas costas rochosas. Além disso, esses pinguins são famosos por roubarem seixos dos ninhos de outros pinguins.

Ademais, esses pinguins podem nadar a 35 quilômetros por hora. Essa velocidade é mais rápida do que qualquer outro pássaro mergulhador. Eles também conseguem mergulhar a até 90 metros de profundidade. Por conta dessa habilidade de mergulho, acredita-se que eles consigam vasculhar o fundo do mar para buscar seus alimentos, como crustáceos e lulas.

Pinguins

Twitter

No entanto, esse vídeo capturado mostra que os gentoos também não perdem a oportunidade de comer sardinhas que estão mais perto da superfície. A ecologista marinha está estudando as colônias de gentoo na Argentina para entender como as mudanças no seu habitat estão os afetando.

Como resultado, ela viu que, ao contrário de várias outras espécies, aparentemente a mudança climática está aumentando o alcance desses pinguins para o sul conforme os campos de gelo recuam.

Mas é claro que isso não quer dizer que esses pinguins sejam imunes às ameaças relacionadas a isso, como por exemplo, aos aumentos na pesca de krill, ou à proliferação de algas tóxicas e às doenças que invadem águas que antes eram muito frias.

Observações

Twitter

Nesse ínterim, se esses pinguins estão mais dependentes das sardinhas do que se imaginava anteriormente, isso significa que eles podem ser afetados ainda mais cedo, como já visto em outras espécies de pinguins.

“Anexamos o dispositivo apenas para uma viagem de forrageamento. Após o retorno do pinguim, desconectamos o dispositivo e monitoramos o sucesso reprodutivo do ninho. O Gentoo continuou com seus deveres parentais e cuidando da prole”, concluiu Raya Rey.

Fonte: Science Alert

Imagens: Twitter

Esse sexto sentido é a chave para o nosso bem-estar

Artigo anterior

Qual é a cor favorita das aranhas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido