Mundo Animal

Sucuri-verde de 6 metros é flagrada comendo capivara em rio

0

Uma das coisas mais interessantes de se observar no mundo é o reino animal. Isso porque sua diversidade é imensa. Nele, pode-se encontrar diversas espécies de todos os tamanhos, desde os bem pequenos até animais capazes de impressionar qualquer um com suas proporções. Um desses animais gigantes é a sucuri.

Essa cobra brasileira figura entre os maiores animais do mundo. Uma sucuri, também conhecida como anaconda, pode chegar a medir oito metros de comprimento e pesar 200 quilos. Por sorte, a sucuri não gosta tanto assim de comer pessoas, mas não devemos nos arriscar.

Embora o mundo animal perca a cada dia um pouco da sua diversidade, a vida selvagem resiste. Vemos isso nos encontros que são assustadores e impressionantes ao mesmo tempo.

Registro

Como por exemplo, o fotógrafo Hudson Garcia, de 42 anos, que flagrou uma sucuri-verde na hora do seu almoço comendo uma capivara. A sucuri vista tinha cerca de seis metros de comprimento e ficou aproximadamente uma hora e meia se alimentando da capivara.

O registro feito por ele aconteceu  em um rio de águas cristalinas, em Bonito (MS), a 279 quilômetros de Campo Grande. O mais interessante é que o fotógrafo saiu para um passeio, sem expectativa nenhuma, pelas águas cristalinas de Bonito. Mas quando ele chegou no rio, encontrou a cobra gigante e a capivara já sem vida enrolada por ela.

“Estava realizando o mergulho e encontramos a sucuri. Cheguei a menos de um metro do animal e fiz o registro com a minha câmera, sempre respeitando o espaço dela”, contou ele.

Encontro

Hudson é fotógrafo de natureza há mais de 20 anos, mesmo assim, o encontro com a sucuri foi especial para ele. De acordo com ele, a emoção vivida de se deparar com a cobra gigante foi de bastante satisfação.

Foi um dos encontros mais emocionantes da minha vida. Já trabalhei com serpentes, mas encontrar uma sucuri gigante, em um rio de água completamente cristalina, foi muito especial. Lidar com a natureza é muito enriquecedor, temos a oportunidade de viver situações impressionantes”, descreveu.

Se até o fotógrafo, que trabalha com isso há mais de duas décadas, se impressionou com o encontro, é claro que os internautas se impressionaram muito mais. Quando ele postou as imagens em suas redes sociais, os seus seguidores ficaram encantados.

De acordo com Hudson, o vídeo foi gravado depois de um tempo de observação e respeito ao animal. Além disso, ele avaliou o risco de estar ali e, segundo ele, tomou todos os cuidados necessários para não atrapalhar a sucuri. Outro ponto que o fotógrafo destaca é que o turismo feito em Bonito é o de contemplação, sendo realizados apenas avistamentos.

“Mesmo com a proximidade, a serpente não mostrou sinal de agressividade, procuramos respeitar o espaço dela. Se estressar o animal, você se coloca em perigo”, disse ele.

Digestão

Jornal de Macaé

Sabemos que a cadeia alimentar é aquela sequência unidirecional, de matéria e energia, que é trocada entre os seres vivos pela alimentação, o que faz com que cada organismo dependa do outro para sobreviver nos mais diversos ecossistemas. Ainda assim, muitas pessoas não sabem como é o processo de digestão dos animais, sobretudo, o da sucuri.

Por isso, o biólogo Pedro Guimarães explicou que o processo de digestão da serpente pode levar até semanas. Isso acontece porque a pele e os órgãos dela, como por exemplo o esôfago e estômago, se dilatam até três vezes mais do que o seu tamanho normal para conseguir acomodar a presa engolida.

“O processo de digestão da sucuri é longo, e pode levar mais de 20 dias. Nessa situação é importante manter uma distância segura não só para preservá-la, mas também para segurança de quem estiver no local”, explicou ele.

Embora a sucuri não seja uma cobra ágil na terra, elas são muito rápidas dentro da água e conseguem ficar até 30 minutos sem respirar. Por isso são bem perigosas nesses ambientes.

Fonte: G1

Imagens: G1, YouTube, Jornal de Macaé

Surfista alemão conquista título do livro Guinness por maior onda já surfada

Matéria anterior

‘Toma Toma Vapo Vapo’, hit de Zé Felipe, é alvo de processo por plágio

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos