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Intoxicação alimentar: mais de 50 pessoas param em ambulatório após passarem mal em resort

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Turistas em um resort de luxo em Rio Quente, na região sul de Goiás, precisaram de atendimento médico depois de passarem mal por suspeita de intoxicação alimentar. De acordo com um dos turistas, que preferiu manter o anonimato, cerca de 50 pessoas, contando com ele e seu filho, de 11 anos, foram levadas para o ambulatório do complexo após comerem no restaurante do local.

O resort, por sua vez, não deu um número exato de pessoas que precisaram de atendimento. “Adultos, idosos e crianças que comeram as mesmas coisas, palmito, macarrão, vomitando muito. Muitos com diarreia, vômito, e outros com febre e dor de cabeça também”, relatou o homem.

O resort em questão é o Rio Quente Resorts. Em nota, a assessoria do complexo informou que o ambulatório recebe cerca de 20 a 30 pessoas por dia por conta de algum tipo de indisposição. Por exemplo, o excesso de consumo de álcool, insolação ou desidratação são causas comuns.

O resort divulgou que o número de atendimentos ainda estava dentro da média, considerando que a quantidade de clientes estava três vezes maior por causa do feriado de Tiradentes. O incidente em específico ocorreu no último sábado (21).

Assim, de acordo com o turista, que mora em Aparecida de Goiânia, no período em que ele estava no ambulatório, mais de 50 pessoas receberam atendimento também. Além disso, ainda havia pessoas passando mal nos hotéis.

Posicionamento do Rio Quente Resorts

Reprodução

O complexo Rio Quente Resorts divulgou que um grupo de nutricionistas do restaurante está acompanhando o caso, mas que não houve nenhum caso grave de intoxicação. De acordo com a assessoria, os alimentos foram enviados para uma análise e averiguação detalhada.

Já a Prefeitura de Rio Quente informou que o Hospital Municipal não recebeu pacientes para atendimento de intoxicação alimentar e nenhuma denúncia foi feita. Além disso, o órgão falou que uma inspeção sanitária foi realizada na cozinha central do complexo há cerca de 60 dias e que não constatou irregularidades.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde fará uma nova inspeção ainda nesta semana, tanto na cozinha, quanto sobre os casos de pessoas que procuraram o ambulatório no complexo. Dessa forma, o delegado da Polícia Civil divulgou que a corporação não recebeu informações sobre o caso.

Nota do Rio Quente Resorts sobre casos de intoxicação

“Normalmente, o ambulatório do complexo recebe em torno de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e/ou desidratação. Importante reforçar que o número de atendimentos realizados neste dia está dentro da média, levando em consideração que o número de clientes estava três vezes maior por ser feriado (alta ocupação).”

“De todas as refeições servidas são retiradas amostras para que a qualidade seja avaliada. Ou seja, temos um processo preventivo de análise que é seguido de forma criteriosa por nossa equipe.”

“No caso de ontem, houve um número um pouco maior na procura, o que está sendo acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort, que em está em contato com as pessoas atendidas. Não houve nenhum caso grave. Neste domingo (24), os atendimentos estão abaixo do número normal.”

“Já enviamos os alimentos para análise e averiguação mais detalhada. Também estamos levantando junto aos hóspedes se ingeriram alimentos na Esplanada de Rio Quente, que abriga feiras e vários restaurantes, já que a maior parte que procurou o ambulatório estava em um hotel externo do complexo.”

“Reforçamos que nosso compromisso com a saúde e segurança dos nossos hóspedes é prioridade e oferecemos tratamento emergencial para todos os clientes.”

Nota da Prefeitura de Rio Quente

“A Prefeitura de Rio Quente, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que soube do fato por meio do Grupo Jaime Câmara. Não tivemos nenhuma procura no nosso Hospital Municipal para esse tipo de atendimento e, até o momento, nenhuma denúncia foi realizada.”

“A gestão municipal esclarece que foi realizada, por volta de 60 dias atrás, uma inspeção sanitária na cozinha central do complexo. Foi feita uma inspeção minuciosa, tendo acesso inclusive aos resultados dos exames feitos periodicamente por amostras de refeições através de laboratório. Todas elas com resultados negativos para possíveis irregularidades.”

Fonte: G1

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