Entretenimento

Invocação do Mal: qual é a ordem cronológica para ver os filmes e onde assistir

0

A sétima arte sempre foi uma forma que as pessoas encontraram de escapar de suas realidades e entrarem em outro mundo. Alguns preferem ver comédias para dar algumas boas risadas, outras pessoas gostam de ver romances para se envolver na história de amor dos personagens principais, e existem ainda as pessoas que adoram sentir medo com filmes de terror.

Terror é o gênero mais assistido do cinema, e dentro dele também existem filmes que fazem parte de um mesmo universo. Um exemplo disso é o Universo Invocação do Mal. Ele já tem nove produções até agora, estando todas elas conectadas de forma direta ou indiretamente por terem presentes Ed e Lorraine Warren. Eles foram um casal real de demonologistas que tiveram suas vidas adaptadas para as telonas, assim como os casos de possessão e assombrações que eles investigaram.

Toda a saga criada por James Wan teve um grande impacto no mundo todo, arrecadando mais de dois bilhões de dólares nas bilheterias mundiais. O filme mais recente desse universo é “A Freira 2”, disponível nos cinemas. Mas o que muitas pessoas podem não saber é que existe uma ordem cronológica em todo esse universo. Saiba ela aqui.

Filmes do universo

Invocação do Mal

O filme foi lançado há 10 anos e foi o que começou todo esse universo. Nele os espectadores foram apresentados ao casal Ed e Lorraine Warren e os veem ajudando uma família que se mudou para uma casa assombrada pelo espírito de uma bruxa furiosa.

Onde ver: HBO Max

Annabelle

Com o sucesso do primeiro filme, a Warner viu que teria vários lucros explorando essa história e começou a fazer vários spin-offs e filmes derivados. O primeiro tem foco na boneca Annabelle. O longa mostra como essa boneca maldita aterrorizou a vida de uma jovem grávida.

Onde ver: HBO Max

Invocação do Mal 2

Esse filme de 2016 veio com novas aventuras do casal Ed e Lorraine Warren e é inspirado no caso da Assombração de Enfield. Nele, o casal teve que ir até o Reino Unido para investigar o caso em que uma família estava sendo assombrada por forças que a compreensão humana não sabia explicar.

Onde ver: HBO Max

Annabelle 2: A criação do mal

Mesmo o primeiro filme tendo sido muito criticado, a Warner aprovou uma sequência. Na realidade, a produção leva o espectador até o ano de 1955 em um orfanato. Todas as meninas do local têm medo da boneca cruel e vemos o começo da história dela, além de no final ter uma conexão com o primeiro filme.

Onde ver: HBO Max

A Freira

Invocação do Mal 2 fez um sucesso tremendo, e isso resultou em um novo spin-off. Esse filme mostra as origens do demônio Valak e sua aparição em um convento na Romênia. Até agora, ele é quem detém o título de maior bilheteria de todo esse universo.

Onde ver: HBO Max e Prime Video

Annabelle 3: De volta para casa

No terceiro filme da boneca, o espectador volta à casa de Ed e Lorraine Warren. A história mostra a filha do casal que tem que enfrentar a boneca e vários outros demônios que acabam sendo despertados pela sua influência diabólica. Muitas pessoas que o assistiram falam que ele é “Uma noite no museu” de terror.

Onde ver: HBO Max, Prime Video e TNT GO

Invocação do Mal 3: A ordem do demônio

Nesse terceiro filme da saga principal, Ed e Lorraine Warren voltam para um dos casos mais bizarros da carreira deles. Nele, uma jovem disse que matou um homem porque “o diabo mandou fazer” e o casal precisa provar nos tribunais que o demônio realmente existe, ao mesmo tempo que desvendam uma conspiração bem macabra.

Onde ver: HBO Max e Prime Video

A Freira 2

Esse é o filme mais recente desse universo. Ele continua a história da irmã Irene, que foi vista no primeiro filme. Dessa vez, ela tem que procurar de novo por Valak e tentar impedi-lo de pegar um artefato sagrado.

Onde ver: nos cinemas

Cronologia

Legião dos heróis

Todos os filmes do universo Invocação do Mal se passam entre 1952 e 1981, tendo cada um deles um ano fixo na cronologia. Para quem gosta de saber qual é a ordem cronológica em que eles acontecem é essa:

  • A Freira (1952)
  • Annabelle 2: A Criação do Mal (1955)
  • A Freira 2 (1956)
  • Annabelle (1967)
  • Invocação do Mal (1971)
  • Annabelle 3: De Volta para Casa (1972)
  • A Maldição da Chorona (1973)
  • Invocação do Mal 2 (1977)
  • Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (1981)

E a Chorona?

Muitas pessoas acham que “A Maldição da Chorona” faz parte do universo de Invocação do Mal porque ele foi anunciado como um spin-off da saga principal e tem até uma participação de Annabelle. Contudo, o diretor Michael Chaves desmentiu essa conexão e ressaltou que ele não faz parte de todo o universo.

Onde ver: HBO Max, Prime Video e TNT GO

Fonte: Legião dos heróis

Imagens: Legião dos heróis, YouTube

One Piece: Netflix confirma 2ª temporada do live-action

Previous article

Será que interpretamos errado a 1ª Lei de Isaac Newton por 300 anos?

Next article

Comments

Comments are closed.