Ciência e Tecnologia

Isso é o que acontece se derrubam desentupidor líquido em um rolo de papel higiênico

0

Se você procurar bem, vai descobrir que quase todo tipo de reação química já foi testada por alguém. Contudo, os resultados dessas experiências são um tanto quanto impressionantes. Depois de ler essa matéria, você vai descobrir o que acontece, se derrubam desentupidor líquido, em um rolo de papel higiênico.

Primeiro, se isso acontecer em sua casa, não fique parado. É preciso manter distância, ventilar o banheiro e claro, lavar as mãos. Por isso, por mais que não recomendemos o teste do experimento, assisti-lo, em um vídeo, pode ser bem interessante.

Um ácido, extremamente corrosivo, encontra folhas de papel higiênico

Maxresdefault 1 600x338, Fatos Desconhecidos

Como você pode imaginar, em uma luta do papel higiênico contra o ácido sulfúrico, é de se esperar que o rolo de papel não se sai muito bem. Para se ter uma ideia, o ácido sulfúrico é altamente corrosivo e os desentupidores líquidos profissionais tem elevada concentração do ácido a cerca de 98%. Dessa forma, como o papel higiênico é feito de celulose, ele logo se decompõe em água e glicose. Contudo, é curioso que não é o ácido que causa a reação, mas sim a água. Na verdade, o ácido sulfúrico age como catalisador, acelerando o processo de decomposição. Logo, essa é uma reação exotérmica que libera calor, vapor de água e vapores de óxido de enxofre. Por isso, é tão importante manter distância e não inalar o resultado.

Em questão de minutos, um inocente rolo de papel higiênico se transforma em um espécie de “bolo” amarelo e, eventualmente, se transforma em um borrão flamejante. Dessa forma, também sabemos que o papel higiênico não é feito apenas de celulose. No caso do rolo de papel, esta biomolécula provém das paredes celulares das plantas e é encontrada na maioria dos tecidos vegetais. Por exemplo, imaginemos que o ácido sulfúrico caia sobre você. Com isso, ele irá criar um buraco em suas roupas de algodão.

De fato, as plantações de algodão se utilizam do ácido sulfúrico para remover as fibras presas às sementes antes de plantá-las. Nesse caso, se a penugem de algodão não fosse removido das sementes, a produção desta planta seria muito menor. E com isso, as roupas produzidas com o material seriam mais mais caras.

Não apenas o papel higiênico pode ser derretido

1563967227 Toilet Paper Bubbles And Boils During Experiment With 600x338, Fatos Desconhecidos

Ao assistirmos o vídeo, podemos entender o porquê não se deve deixar esse tipo de material próximo ao papel higiênico. Contudo, se você procurar no YouTube, por exemplo, poderá encontrar todo tipo de experimento e, basicamente, derretendo qualquer objeto. Se antes, a tendência já foi deixar tudo em câmera lenta, agora, estamos em busca de transformar o que é sólido em algo no novo.

Além desse vídeo, o canal Let’s Melt This (Vamos Derreter Isso) também possui diversos outros vídeos viciantes de objetos do cotidianos sendo eliminados com calor, ácido e eletricidade. Nessa lista, objetos como quebra-queixos, esponjas, notebooks e bolinhas de gude. Por isso, não precisa destruir a sua casa para sanar uma “simples” curiosidade como essas. Além disso, um outro vídeo de papéis higiênicos, reagindo ao ácido sulfúrico, pode ser encontrado aqui, no canal Limitless Science (Ciência Sem Limites).

Nova versão de ThunderCats já tem data para estrear

Matéria anterior

Live-Action de Lilo e Stitch ganha novas informações

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos