Você sabe como funciona um motor a gasolina? Bom, podemos resumir em quatro passos. O primeiro é quando o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, abrindo a válvula e fazendo entrar no cilindro uma mistura de ar com gasolina. Depois, a válvula se fecha e a mistura é comprimida para dentro do cilindro.
Depois disso, quando atinge o grau máximo de compressão, é produzida uma faísca por uma vela. Essa tal faísca dá início ao processo de combustão que produz gases que se expandem rapidamente e fazem o pistão se deslocar. A força faz as engrenagens girarem, fazendo assim com que o automóvel se mova.
Bom, agora que já está explicado como a gasolina faz um carro andar, vamos ver o que acontece quando colocamos outra substância dentro de um carro.
Colocando água sanitária no tanque de um carro
O youtuber do canal TechRax resolveu fazer um teste com seu carro. Usando um carro com pouco combustível, ele resolver abastecer seu carro com algo, digamos assim, incomum. O cara colocou água sanitária em uma BMW e acreditem, o funcionamento do carro foi perfeito (ao menos no começo).
O automóvel não fez nenhum barulho, mas o cheiro da água sanitária era perceptível. Apesar do cheiro forte, o carro continuou a funcionar perfeitamente. O resultado dessa experiência vocês podem conferir no vídeo abaixo:
O carro funcionou bem no começo, mas depois de um tempo o motor produziu um cheiro forte e soltou fumaça. Não se sabe a razão pela qual o carro funcionou por um período, mas pode ser que houvesse um pouco de combustível dentro do motor ou algo do tipo.
O que aprendemos com isso? Se você fizer isso seu carro pode até andar alguns quilômetros, mas provavelmente você vai perder o motor do seu automóvel rapidamente. Mas e você, já tinha pensado em fazer um experimento assim antes? Comente!