• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A luz solar que você está vendo agora foi formada há 50 milhões de anos e não há 8 minutos

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      09/04/18 às 19h30

Por mais que a maioria das pessoas não saiba muito a respeito, grande parte delas se lembra de ouvir por aí que a luz solar demora aproximadamente 8 minutos para chegar até a Terra. Esse fator fez com que muitas pessoas acabassem deduzindo que a luz que enxergam todos os dias havia sido produzida a apenas 8 minutos, no momento em que foi lançada do Sol para a Terra. O problema é que essa pode não ser bem a verdade.

Uma nova análise feita a respeito do assunto mostra que, na verdade, a luz solar que enxergamos pode ter sido formada a cerca de 50 milhões de anos. Mas, considerando que ela leva apenas 8 minutos para chegar até nós, como isso seria possível? Sabemos que a velocidade da luz é de 299.792.458 m/s e que a distância entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 92,9 milhões de quilômetros. Portanto, os cálculos feitos utilizando esses números indicam que ela percorre essa distância em 8,31 minutos. Mas, aparentemente, um fator importante tem sido deixado de lado.

Como a luz solar que vemos pode ter sido formada a cerca de 50 milhões de anos?

As reações nucleares que dão origem a luz solar são formadas no núcleo do sol e esse fator pode alterar a "idade" da luz que vemos. Os átomos de hidrogênio presentes no núcleo solar se fundem e criam o hélio, o que acaba resultando em 2 tipos diferentes de partículas elementares. Uma delas, os neutrinos, tem pouca interação com as matérias físicas e acabam atravessando o Sol sem maiores problemas. Entretanto, a outra partícula formada, os raios gama são fótons de alta energia e acabam se dispersando enquanto tentam atravessar o sol.

Isso acontece porque depois de serem formados no núcleo do Sol, os raios gama tem que chegar até a superfície antes de serem liberados no espaço. O problema é que, enquanto tentam seguir a sua trajetória, os raios acabam colidindo com os átomos e se dispersando de forma aleatória, além de ter parte deles absorvida. Essa trajetória não linear feita pelos raios gama no interior do Sol faz com que eles levem cerca de 50 milhões de anos para chegarem até a superfície e, enfim, poderem ser direcionados para a Terra. Os poucos livros que se dispõem a tratar do assunto colocam o período dessa trajetória entre 100 mil anos e 50 milhões de anos.

Os estudos feitos para identificar a "idade" da luz solar no momento em que conseguem escapar pela sua superfície ainda precisam ser melhor analisados, para poder chegar a um número mais aproximado. Porém, o fato que que ela não segue de forma linear dentro do Sol e demora tanto tempo para chegar em sua superfície é algo surpreendente. O que acharam? Sabiam que ela demorava tanto tempo para chegar até nós?

Próxima Matéria
Via   Curiosity     Info Escola     NASA  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+