• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Mais uma ilusão de ótica está deixando a internet sem entender nada

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      03/09/18 às 14h20

O professor de psicologia experimental, Akiyoshi Kitaoka, da Universidade Ritsumeikan, em Quito, no Japão, claramente se diverte ao enganar nossos cérebros através de suas ilusões de óticas. Uma de suas últimas criações e que foi publicada em seu perfil no Twitter tem feito os internautas irem à loucura.

Isso porque Kitaoka usa apenas dois pedaços de papel para criar toda a mágica e demonstrar como nossos cérebros percebem a luz. Assim como acontece no mundo exterior, a luz é extremamente importante para nossa visão, e as suas variações podem enganar nossos cérebros e fazê-los acreditar que estão vendo aquilo que de fato não é verdadeiro.

A mágica

As ilusões de ótica, na verdade, são os momentos em que nossos cérebros tentam fazer seu trabalho baseado em nossas vivências nos ambientes naturais. Quando a fonte do estímulo recebido não é a mesma, o cérebro calcula como sendo a fonte mais provável para aquele estímulo. Dessa forma, vemos as coisas incorretamente, mesmo que o cérebro esteja dando o seu melhor para "entender" aquele estímulo.

Ele não só faz desaparecer um pedaço de papel numa superfície degradê, como também o faz "mudar de cor" enquanto transita entre as partes mais claras e escuras. Para criar a ilusão, é preciso ter um pequeno pedaço de papel de tom exato, a parte central da folha em degradê, seja ela colorida ou monocromática, para utilizar sobre a própria folha em degradê. E, é aí que a mágica acontece.

Nosso cérebro faz tudo acontecer, uma vez que ele nem sempre consegue compreender como a luz se propaga nos ambientes que não são exatamente claros ou escuros. No experimento de Akiyoshi, a parte escura faz o quadradinho parecer claro quando está no lado mais claro, e o mais claro quando o quadradinho está sobre o lado escuro do papel.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+