CuriosidadesMundo Afora

A maneira incrível que a Austrália encontrou de livrar os rios da poluição plástica

0

Enfrentamos o problema com a poluição há muito tempo, no entanto,este fica cada vez pior. Esse “costume” do ser humano danifica de forma drástica a forma de viver de todos nós. Com os animais, a realidade é ainda mais perversa, pois leva espécies inteiras à extinção. Por esse motivo, diversas pessoas e empresas dedicam suas vidas lutando contra tudo que possa fazer mal ao meio ambiente. O simples ato de jogar um papel de bala no chão pode trazer consequências irreparáveis, principalmente para o ambiente marinho. Recentemente, encontraram uma baleia morta na Indonésia e dentro de seu estômago havia mais de 6 quilos de sacos plásticos. Isso tem assustado tanto que alguns países começaram uma guerra contra a poluição.

A Austrália tem ganhado muito destaque por causa da sua luta contra esse mal. No verão passado, autoridades a cidade Kwinana instalaram um sistema de filtragem na Reserva Henley. O sistema é incrível, simples e bastante útil. O governo e os cidadãos já começaram a notar os benefícios de usá-lo e estão planejando uma forma de distribuí-lo por todo o país o mais rápido possível. Como adoramos inovação e nos preocupamos com o meio ambiente, resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. Veja conosco como tudo foi feito.

O sistema consiste em uma rede que é instalada na saída de um tubo de drenagem. Isso ajuda a capturar grandes detritos e protege as águas contra a contaminação por causa do lixo. As tubulações drenam a água de áreas residenciais para áreas naturais. O lixo desses locais pode ser tremendamente avassalador e prejudicial ao meio ambiente.

Além do mais, esse lixo é geralmente levado pelas chuvas fortes, que puxam tudo para o sistema de drenagem. Autoridades da cidade começaram o serviço de instalação colocando duas redes. Isso deu um resultado bastante positivo e em poucos dias conseguiram capturar mais de 350 quilos de lixo.

Sendo assim, decidiram instalar as redes de lixo em toda a cidade, minimizando a poluição e melhorando a vida selvagem e do meio ambiente. A produção e instalação dessas redes custam muito dinheiro (cerca de US$ 10.000 cada), contudo o sistema é bastante lucrativo. Isso porque proporciona economias de custo bastante significativas no futuro. Agora, o governo da Austrália economiza nos custos de mão de obra, pois antes precisavam pagar pessoas para coletar tudo manualmente.

Quando as redes ficam cheias, são retiradas e todo o lixo é descarregado em caminhões de coleta especiais. Eles transportam tudo até um centro de triagem de lixo. No centro, tudo é separado em material reciclável e não reciclável. Depois disso, tudo passa a ser processado e reutilizado da forma que for possível. As redes são, enfim, colocadas de novo nas saídas de drenagem e continuam fazendo o trabalho. O novo sistema de filtragem mostra que as pequenas coisas podem trazer grandes resultados.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Garotinha de 9 anos que nasceu sem mãos vence concurso de caligrafia

Matéria anterior

Neandertais poderiam ser tão violentos quanto os primeiros homens

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar