• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Neandertais poderiam ser tão violentos quanto os primeiros homens

POR Diogo Quiareli    EM História      26/11/18 às 16h40

Uma pesquisa recente mostrou um pouco mais sobre os neandertais. Pesquisadores acreditam que as vidas dos neandertais eram muito mais brutais e desagradáveis do que a dos primeiros homens. Baseando principalmente em estudos que analisam os níveis de lesão entre os dois grupos. No entanto, uma visão muito mais ampla de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tubingen mostrou que os neandertais que viveram na Idade do Gelo sofreram níveis parecidos de traumatismo craniano.

Uma pesquisa recente publicada na Nature pode ajudar a dissipar alguns dos maiores esterótipos neandertais que ainda permanecem na cultura popular e no meio científico. Alguns estudos demonstraram que os métodos de caça inferiores interferiram de modo mais efetivo nessa agressividade, pois provocavam traumas maiores e mais brutais, especialmente os métodos de caça inferiores e de curto alcance. Tudo isso contribuiu para fortalecer uma cultura social e bruta e tornaram essa espécie mais propensa a lesões. Ao contrário, o estudo mostrou que a Era do Gelo da Eurásia provavelmente era um ambiente bastante hostil para todos.

"Nossos resultados sugerem que os estilos de vida dos neandertais não eram mais perigosos do que os dos nossos ancestrais, os europeus modernos", disse Katerina Harvati, paleoantropóloga. Alguns estudos de trauma desse povo foram baseados em estudos de caso feitos com esqueletos individuais. Muitas vezes, os ferimentos nos neandertais foram comparados com os da população moderna. As descobertas vieram de um banco de dados que eles criaram e catalogaram 295 ossos desses povos e 541 ossos humanos.

As diferenças foram encontradas com base em estudos significativos em trauma craniano, sexo, idade de óbito, nível de preservação dos restos mortais e onde foram encontrados. Independente do modelo estatístico utilizado, pesquisadores não encontraram taxas altas de traumatismo craniano entre os neandertais e os homo sapiens. Segundo os estudiosos, esse grupo de pessoas conseguia ser mais agressivo e brutal do que os primeiros homens da Terra.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Imagens Ciberia
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+