Fatos Nerd

Marvel ou DC? Quem vendeu mais quadrinhos em 2017?

0

Por mais que os filmes de super heróis possam incentivar as pessoas a lerem quadrinhos, eles não são garantia de vendas. Cinema e quadrinhos são duas mídias e dois cenários bem diferentes um do outro (especialmente no Brasil). Ou seja, são duas áreas que exigem atenção e cuidados diferentes. A DC e a Marvel se encontram em situações opostas em ambos os casos. Enquanto a Marvel tem mais força no cinema, a DC domina os quadrinhos. De acordo com as estimativas de venda do ano anterior realizada pelo site Comic Chron, a coisa não anda muito boa para a Casa das Ideias.

O site apurou o período de vendas relacionados aos meses de janeiro a novembro de 2017. Dezembro ficou de fora porque os números são divulgados apenas na metade de janeiro de 2018. Os títulos representam os melhores quadrinhos do ano no setor comercial e entre dez nomes, sete são da DC Comics. Confira a lista a seguir.

1 – Marvel Legacy #1 (setembro) – 303,574
2 – Dark Night: Metal #1 (agosto) – 271,108
3 – Doomsday Clock #1 (novembro) – 238,643 
4 – Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #1 (junho) – 231,566
5 – Batman #21 (abril) – 219,472 
6 – Batman #22 (maio) – 186,914
7 – Flash #21 (abril) – 174,803
8 – Flash #22 (maio) – 163,767
9 – Dark Nights: Metal #2 (setembro) – 162,823
10 – Império Secreto #0 (abril) – 162,718

Audiência em vendas

Vale lembrar que os números das estimativas de venda são de acordo com os pedidos das lojas varejistas apenas da América do Norte. Ao menos essa foi a única informação liberada pela Diamond Comic Distributors. As lojas fazem uma média dos títulos que mais vendem e fazem o pedido para a distribuidora. Então, é por meio dessa venda que os cálculos são feitos. No entanto, algumas editoras impõe o número mínimo que as lojas precisam fazer. Como foi o caso da, teoricamente, mais vendida do ano: Marvel Legacy #1. Este é um problema que os varejistas reclamam constantemente e ano passado o sindicato teve um certo desentendimento com a Marvel.

Enquanto isso, a DC conseguiu conquistar ainda mais espeço no topo da nona arte. Este foi o melhor ano para a editora desde 2014. No entanto, de qualquer forma todos os anos ela marca presença na lista. A Marvel se recuperou um pouco graças ao lançamento da linha editorial de Star Wars. Contudo, seus principais heróis não têm vendido tanto quanto antes. Inclusive, discutimos esse detalhe em 5 Razões pelas quais a Marvel tem Falhado na Venda de Quadrinhos.

Quadrinhos e filmes

Embora o ano de 2017 tenha sido ótimo para os quadrinhos, os números incomodam um pouco. Por exemplo, na lista dos melhores títulos de 2015, o primeiro colocado vendeu cerca de 250 mil cópias. Já o primeiro do ano passado está abaixo dessa quantidade. Em geral, os pedidos para quadrinhos no mercado norte americano caíram 10% em relação a 2017. Segundo analistas, o ramo tem diminuído e ele precisa de algo para sacudi-lo.

Para os especialistas, talvez seja hora de as editoras encararem a verdade: o cinema não causa impacto no mercado de quadrinhos. Em um ano de Liga da Justiça, Mulher Maravilha, Guardiões da Galáxia, Thor e Logan, nenhum deles se encontram entre os mais vendidos. Por mais que hajam pontes e pessoas que gostam de ambos, aqui temos duas artes, dois públicos, dois mundos.

7 coisas sobre Jesus que pouca gente sabe (e acredita)

Matéria anterior

7 imagens que mostram os rituais de casamentos mais bizarros ao redor do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos