Mergulhadores descobrem ruínas dignas de filme de ficção científica

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      24/11/14 às 20h08

Existe uma cidade incrivelmente rica, citada pelo historiador e geógrafo grego Heródoto, que teria sido visitada por Helena de Troia, mas que não passaria - mesmo na época - de ruínas submersas. Creditada como uma lenda, a cidade de Heracleion (ou Thonis) não apenas é real, mas também foi descoberta ao acaso por mergulhadores que se aventuravam no Mediterrâneo.

Foi lá que a cidade foi engolida pelo oceano há mais ou menos 1200 anos, hoje tendo pedaços de suas construções espalhados pela superfície marinha egípcia a mais de 45 m de profundidade, foi encontrada. E, apesar da decadência, as ruínas fazem parte da mais importante (e por isso, rica) cidade portuária para o comércio entre o Egito e a Grécia, provavelmente a rota comercial mais importante de seu tempo.

Heracleion-Lion1-600x382

Foram achados mais de 64 restos de embarcações junto das ruínas e 700 âncoras, além de moedas de ouro, pesos de bronze e pedra e estátuas de 4 metros de altura, além de diversas outras menores. Em tábuas de pedra, inscrições em grego e egípcio, e até mesmo sarcófagos cobertos de musgo, pequenos, provavelmente de animais sacrificados para deuses. No centro da cidade, ficava um templo para Amun-Gereb, o deus supremo dos egípcios na época.

heracleion-5_2548202a heracleion-4_2548199c heracleion-3__2548197c heracleion-2_2548191c HERACG014_A5 A undated photo showing what is alleged to be a Diorite bust of 14

De acordo com o Dr. Damian Robinson, diretor do Centro de Arqueologia Marítima de Oxford, "essa é uma grande cidade que estamos escavando, e tem um nível de preservação ótimo. Agora estamos começando a olhar algumas áreas mais interessantes e tentando entender como era a vida ali. Estamos criando uma rica imagem de como o comércio e a economia marítima do local se passavam, no fim da Era Egípcia. Há coisas aqui dos gregos e fenícios", aponta. Mas também acha que esse é só o começo da pesquisa de investigação, que "levará 200 anos para nos dizer algo concreto sobre Thonis-Heracleion".

E aqui você pode conferir mais ruínas interessantes que foram descobertas ultimamente.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+