• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Afinal, por que as pessoas odeiam a segunda-feira?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      24/11/14 às 20h26

Na sua opinião, qual é o dia da semana mundialmente mais odiado da história? Se você pensou ou respondeu "segunda-feira", acertou. Pelo menos é isso que as pessoas costumam sair dizendo por aí, enquanto se levantam cedo da cama para recomeçar a rotina de trabalho e esperar, ansiosamente, pela próxima sexta-feira, não é mesmo?

Mas, afinal de contas, se esse é um consenso, por que as pessoas odeiam tanto a coitada da segunda-feira? Bom, embora não existe uma resposta única para essa pergunta, a Ciência andou estudando esse "fenômeno" e, no final das contas, chegou a algumas hipóteses que, juntas, podem explicar o caso de ódio que a maioria de nós tem com esse dia que inaugura a semana.

Confira abaixo e veja se algumas dessas hipóteses tem a ver com você:

1. Sono

1

Os sonhados finais de semana, na verdade, são um dos verdadeiros vilões da segunda-feira. Isso acontece porque nesses dois dias mais amados do mundo - sábado e domingo -, as pessoas costumam fugir da rotina e dormir mais e em horários diferentes dos quais estão acostumadas durante os outros cinco dias úteis.

Essa bagunça, então, ferra com o relógio biológico e, quando finalmente o descanso acaba, na segunda de manhã, você ainda está cansado e de mau humor, já que queria permanecer dormindo. Uma dica é sempre controlar os horários de ir para a cama e de acordar para controlar esses efeitos negativos do início da semana.

2. "Fofocar" ajuda

2

Calma que não é para falar mal de ninguém. O que os cientistas dizem, na verdade, é que conversar com os colegas de trabalho sobre o final de semana, na hora do cafezinho, por exemplo; ajuda a espantar o mau humor e o ódio da segunda-feira. Aliás, essas "fofoquinhas" (no bom sentido) de trabalho fazem com que a semana renda mais, porque as pessoas se sentem mais estimuladas depois de pausas agradáveis. É bom sempre lembrar que somos seres sociáveis e precisamos interagir com as pessoas.

3. Má fama

3

A bem da verdade, conforme pesquisadores descobriram, as segundas-feiras só têm fama pior que os demais dias da semana. Isso porque, na prática, elas são tão terríveis para as pessoas quanto terças, quartas e quintas. O único dia útil que o pessoal realmente gosta é a sexta-feira que, claro, dá início a outro final de semana! Aliás, é também pela proximidade com a segunda-feira (ou com o trabalho em si) que as pessoas costumam não ser tão fãs do domingo.

4. Pessoas se sentem menos atraentes

4

Isso mesmo, a segundona é odiada também porque as pessoas, especialmente no caso das mulheres, costumam se sentir menos satisfeitas consigo mesmas e menos atraentes também. Na maioria dos casos isso acontece porque quase todo mundo "enfia o pé na jaca" no final de semana e abusa de doces, frituras e, lógico, das bebidas. Além disso, a segunda é vista como o "dia da mudança", que acaba contrariando os costumes anteriores das pessoas, como sair do sofá e ir malhar assim que acabar o expediente.

5. Dia mundial da doença

5

Por incrível que pareça, as segundas-feiras são campeãs em registros de ataques cardíacos, e AVCs. Nesse dia, aliás, por causa dos excessos do final de semana, a pressão arterial das pessoas costuma estar mais alta que o normal.

6. Depressão de segunda-feira

6

Sim, esse fenômeno existe e a ciência diz que ele está ligado às pessoas que, simplesmente, odeiam o que fazem. Nesse caso, com toda certeza, a segunda-feira se torna muito mais complicada, já que é preciso encarar uma semana completa de tormentos novamente. Aliás, na maioria dos casos, quem sofre de depressão de segunda-feira começa a ficar deprimido e a apresentar sinais de ansiedade já no domingo à noite, antecipando o fatídico dia seguinte.

Triste não?

Clique para saber também O que quer dizer o "-feira" que acompanha os nomes dos dias da semana e Como são as jornadas de trabalho em outros países.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+