• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A misteriosa história de soldados romanos fantasmas na Inglaterra

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      27/11/17 às 13h25

Histórias mal resolvidas e sem explicação sempre rondaram o mundo. Independente de se acreditar ou não nelas, é impossível não conhecer pelo menos uma história real que não dá para explicar racionalmente. Alguns já podem ter até presenciado situações inexplicáveis e, no mínimo, confusas. Sonhos estranhos, premonições, intuições que se provam reais, curas inexplicáveis, aparições e até desaparecimentos estranhos entram nessa categoria.

Muitas das vezes em que isso acontece as histórias permanecem em sigilo. Caso isso não aconteça e a história venha a público, a maioria dos envolvidos são taxados de loucos e desacreditados. Mas essas histórias ainda se mostram interessantes para muitos curiosos espalhados pelo mundo, como nós. Procurando situações intrigantes capazes de nos tirar do nosso conforto "real" e proporcionar um sentimento diferente. Até mesmo para tentar explicar como elas podem ter acontecido e o que deu errado.

O espectro dos soldados romanos é mais uma dessas histórias intrigantes que, com certeza, vai te deixar no mínimo interessado.

A mansão "The Treasurer's House"

Encontrada em York, na Inglaterra, a mansão é uma antiga casa de tesoureiro. Ela foi construída em 1091 para o tesoureiro de York e pertence ao National Trust desde 1930, quando deixou de ser uma propriedade privada. Atualmente ela pode ser visitada, sendo uma propriedade histórica. Desde que foi construída a mansão passou por várias mãos. Em 1568 ela passou a pertencer ao arcebispo de York, passando para seus descendentes, que fizeram uma grande reforma no local. Até o momento o lugar havia pertencido a pessoas importantes na cidade, até que em 1617 foi para pessoas privadas, sem vinculo importante com a cidade.

Entre os anos 1897 e 1930 ela pertenceu a Frank Green, um rico empresário. Ele então iniciou novas reformas na casa. Descobrindo durante esse período que ela havia sido construída em cima de uma estrada que ligava York ao norte do país. Assim como a existência de quatro bases de colunas romanas no porão da área principal. Mas até aí nada de estranho foi relatado.

Acontecimentos estranhos

Foi em 1953, quando já pertencia ao National Trust, que as coisas estranhas começaram a acontecer. Durante uma restauração que estava acontecendo no local o porão da casa foi afetado. Harry Martindale, um jovem de 17 anos encarregado de organizar os canos da adega, no porão, estava trabalhando quando ouviu um som estranho que se parecia com uma trombeta. De primeiro ele continuou trabalhando normalmente até que o barulho se intensificou e ele parou para ver o que era. Quando o jovem olhou para o pé da escada viu um soldado romano, com um capacete típico do período, com uma especie de espanador em cima.

De acordo com os relatos de Harry o soldado teria vindo de uma das paredes junto com um grupo de 9 ou 10 pares de outros soldados. Com medo, o jovem teria caído da escada e se escondido no canto do porão. Local de onde teria visto todo o acontecido. Depois que tudo passou e que ele conseguiu se acalmar foi relatar o que havia acontecido. Ele descreveu que os soldados estavam desalinhados e vestiam escudos redondos, punhais embainhados no lado rideiro e sandálias abertas e verdes.

O garoto se recusou a voltar ao serviço depois do ocorrido. Ele foi ridicularizado pelos colegas que afirmavam que nada daquilo era real. Principalmente porque os soldados romanos se vestiam de vermelho, usavam a adaga do lado esquerdo e não tinham escudos redondos. Ele era considerado um jovem sério, trabalhador e minucioso e mesmo assim nunca parou de reafirmar o que havia visto. Com a mesma convicção e detalhes de sempre, mesmo que os outros dissessem que estas não eram as vestimentas de um soldado romano. O curioso da história é que Harry não foi o primeiro a ver os soldados no lugar. Um convidado de Frank Green, último dono, teria relatado a mesma coisa antes do garoto.

Descoberta

Anos depois do ocorrido, quando todos já haviam esquecido a história, algo estranho apareceu. Durante uma escavação em um sítio arqueológico próximo ao local foram encontrados os restos de uma guarnição romana de Eboracum. As vestimentas encontradas no locam batiam com a descrição de Harry feita anos antes. Essas roupas teriam sido usadas pela milícia local que substituiu os soldados romanos quando estes voltaram para Roma no século V.

Agora como Harry poderia saber da vestimenta utilizada pelos soldados antes mesmo dessas serem encontradas. Será que ele viu mesmo algum tipo de aparição no local? O que vocês acham?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+