A Starlink é um projeto da empresa americana SpaceX que nada mais é do que uma constelação de satélites. O objetivo dela é conseguir levar uma internet rápida, com alto desempenho e baixo custo para todos os lugares do mundo. E desde que o acesso ao X foi bloqueado no Brasil, Elon Musk tem feito várias coisas para mostrar seu descontentamento. Como, por exemplo, vários anúncios da Starlink no Brasil no Google e nas plataformas da Meta.
O aumento da quantidade de anúncios da Starlink no Brasil no final de agosto não foi uma percepção sem embasamento, ela foi constatada pela Agência Lupa através de um levantamento feito por eles.
Isso aconteceu depois que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o acesso ao X no nosso país porque a rede social não tem um representante legal por aqui, além de ele também ter bloqueado as contas da Starlink.
Levantamento dos anúncios da Starlink no Brasil
De acordo com a Agência Lupa, no final de agosto, entre os dias 28 e 31, foram 41 anúncios oferecendo a Starlink com grandes descontos. Essa quantidade é bem maior do que o comum feito pela empresa. Para se ter uma noção, em janeiro desse ano, a Starlink colocou somente três anúncios, um em junho e 14 em julho.
Conforme mostraram as bibliotecas de anúncios de Google e Meta, esse aumento do número de anúncios da Starlink no Brasil coincidiu com todo embate que está acontecendo entre a rede social e o STF.
Trazendo mais números, entre o dia 1º de janeiro e 27 de agosto, a média de anúncios da Starlink no Brasil era de um a cada oito dias. Já entre os dias 28 e 31 de agosto, essa média aumentou e chegou a 37 anúncios ativos no dia 30. E vários desses anúncios eram com ofertas de até 58% de desconto para novos assinantes do país.
Isso mostra que Musk está usando os anúncios também como uma forma de brigar com o STF e o governo brasileiro. Até porque a empresa não aceitou a decisão do Supremo de tirar o X do ar.
Google e Meta
Os anúncios da Starlink no Google anunciavam um desconto de até 58% no kit da empresa, com uma velocidade de até 200 Mbps por mil reais, até o dia 30. Já no dia 31, o preço subiu para 1,2 mil reais.
Com relação à Meta, foi a própria Starlink que pagou pelos anúncios. Sendo que, até ano passado, a empresa nunca tinha feito nenhum anúncio em nenhuma rede social de Mark Zuckerberg. Agora, ela já fez sete peças publicitárias para o Brasil. Dessas, duas são em português, e são as únicas em outra língua que não seja inglês.
Os anúncios da Starlink, tanto no Instagram, Threads e Facebook tinham o mesmo teor dos do Google, mas ressaltavam que a empresa não iria exigir contratos de longo prazo e nem cobrar fidelidade.
Fonte: Olhar digital