Ciência e Tecnologia

NASA confirma o lançamento de James Webb

0

O Natal da NASA será bem agitado! Na sexta-feira da véspera da data natalina, 24 de dezembro, a agência estará bem ocupada cuidando do lançamento do telescópio espacial James Webb. Ele irá ao espaço após vários adiamentos.

Conforme a NASA, o lançamento deve ocorrer às 9h20 (horário de Brasília) da sexta-feira. A agência afirmou que o James Webb foi encapsulado na carenagem superior do foguete Ariane 5. A empresa responsável pelo lançamento é a Arianespace.

“Na noite de quinta-feira (16) os times na área de lançamento completaram com sucesso o encapsulamento do observatório dentro do foguete Ariane 5 a ser lançado ao espaço”, informaram os porta-vozes da NASA.

NASA adia lançamentos de James Webb

O lançamento do James Webb havia sido marcado para 22 de dezembro, mas foi adiado devido à falha em um cabo de transmissão. No entanto, antes disso, a Nasa havia marcado o lançamento para 18 de dezembro, mas precisou ser adiado devido a contratempos que determinaram a mudança do local de lançamento da Flórida para a plataforma na Guiana Francesa. 

James Webb é considerado o sucessor do Hubble, que está no espaço há mais de 30 anos. A NASA espera que o James Webb leve adiante os avanços realizados pelo icônico Hubble.

James Webb: o telescópio mais potente da NASA

NASA

O telescópio espacial James Webb é considerado o mais potente já desenvolvido pela NASA. Ele possui quatro instrumentos de alta sensibilidade para diferentes tamanhos de onda da luz visível e infravermelha. Outro diferencial é que o telescópio orbitará o sol a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros de nosso planeta. O telescópio será operado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O objetivo do telescópio é estudar as primeiras estrelas e galáxias e o nascimento do sistema planetário. Mais um ponto diferencial do James Webb é que ele possui capacidade de observação com tecnologia infravermelho, podendo observar comprimentos de onda 600 a 28 mil nanômetros. Essa capacidade é bem maior que a do Hubble.

História do Hubble

NASA

O telescópio espacial Hubble foi projetado entre os anos 1970 e 1980. Seu lançamento ocorreu em 1990 e trouxe uma revolução na Astronomia. Devido às imagens captadas pelo telescópio, foi descoberto um universo maior e mais bonito do que os humanos imaginavam.

O Hubble tem como principal elemento um espelho de 2,40 m de diâmetro. Por causa desse artefato, ele é caracterizado como um telescópio refletor. O Hubble se encontra a 600 km da superfície da Terra. O telescópio, que pesa onze toneladas, capta a energia necessária para funcionamento por meio de dois painéis solares de aproximadamente 30 m2 cada.

Descobertas realizadas pelo Hubble

O Hubble conseguiu imagens detalhadas de nebulosas. Isso possibilitou estudos sobre a formação e morte das estrelas. Além disso, gerou imagens de cerca de 1.500 galáxias, mostrando um universo jamais visto anteriormente.

Outro destaque para o Hubble foi a capacidade de visão em tempo real de colisão de um cometa com Júpiter. Também registrou colisão entre galáxias e identificou buracos negros.

Uma as principais descobertas realizadas com o Hubble foi a localização de CO2 na superfície de um planeta e identificação de planetas fora do sistema solar.

Fonte: Tudo Bahia, Olhar Digital, Mundo Educação

Por que Whisky velhos são mais caros?

Artigo anterior

Umbigos podem ser de oito diferentes formatos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido