Curiosidades

O cão que aprendeu a se comunicar usando uma placa de som

0

Em síntese, cada cão consegue expressar as suas vontades de um modo diferente. Quando um cão está com fome, por exemplo, rapidamente o dono consegue perceber uma atitude peculiar. Afinal, rabos velozes, saltitos e latidos traduzem as inúmeras vontades do animal. Mas é possível o dono saber o que seu dog quer dizer exatamente?

Com o propósito de averiguar uma resposta para essa questão, a fonoaudiológica americana, Christina Hunger, resolveu tentar algo um tanto diferente. Como? Hunger resolveu criar uma experiência caseira.

A experiência

Basicamente, a fonoaudióloga está ensinando sua cachorrinha, de nome Stella, a ‘falar’ com ajuda de placas de som. Isso mesmo. Stella, de 18 meses, é uma mistura das raças Catahoula e Blue Heeler e, até o momento, já aprendeu 29 palavras diferentes.

Analogamente, com esse vocabulário ‘vasto’, Stella já aprendeu também até formar frases completas. As sentenças, claro, são um pouco primitivas. Mas a atitude da cadela é simplesmente surpreendente, não? Obviamente, a notável capacidade da cachorra é resultado de muito treinamento.

Para conseguir tal proeza, Hunger, que mora em San Diego, na Califórnia, usa em seu treinamento a terapia da fala, conhecida como Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC), aliada à psicologia animal. Em suma, a fonoaudióloga desenvolveu um sistema, composto por botões, para entender melhor o que Stella quer dizer.

O protótipo, criado por Hunger, possui um funcionamento simples. A primeira, parece algo de outro mundo, mas não é. O equipamento possui diversos botões do tamanho de uma pata. Ao serem pressionados por Stella, cada botão específico emite uma voz humana.

Com os treinos, Stella já sabe dizer, por exemplo, “cansada brincar dormir”. Pois é, já deu para ver que Stella sabe se expressar bem mais. Um dia, a dog começou a chorar na porta da casa, e andar de lá para cá de maneira impaciente. Hunger, então, pensou que ela queria ir no quintal, fazer suas necessidades.

Para descobrir se era exatamente isso que Stella queria, Hunger foi até o sistema de botões. Claro, Stella a seguiu em seguida. Já ali, diante do equipamento, Stella apertou três botões. Basicamente, saíram as palavras “quero” “Jake” e “vem”. Jake é o namorado de Hunger. Quando Jake chegou em casa, Stella voltou ao protótipo e apertou o botão “feliz”.

Botão quebrado

Um episódio curioso foi quando Stella percebeu que um dos botões das placas estava quebrado.

De acordo com uma publicação no instagram de Hunger, “Stella caminhou até o botão quebrado e o pressionou. Stella manteve o botão apertado e nos olhava, como se dissesse, está quebrado”.

O incidente ocorreu em agosto. Hunger diz que, agora, quer ensinar mais coisas para a cadela. Diariamente, a fonoaudióloga continua ensinando novas palavras à Stella. Dessa forma, todos os dias, acaba que Hunger também aprende algo novo. “Um cão realmente é importante na vida de um ser humano”, revela.

Hunger trabalha com crianças de 1 e 2 anos, muitas das quais também usam dispositivos adaptativos que as ajudam a se comunicar. De acordo com a fonoaudióloga, a maneira como Stella usa as palavras para se comunicar, é semelhante a de uma criança de 2 anos.

E o seu cão, será que não precisa de um aparelho assim?

20 gifs do Reino Animal que vão te deixar impressionado

Artigo anterior

Por que o povo medieval dormia em caixas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido