Curiosidades

O dia que os EUA entraram em pânico com um “ataque de aliens”

0

Quase 85 anos atrás – no dia 30 de outubro de 1938 – “Guerra dos Mundos” foi transmitido pela CBS Radio, nos Estados Unidos. Em sua adaptação para rádio do livro de H. G. Wells para seu programa “Mercury Theatre on the Air”, Orson Welles assustou a nação ao acreditar que a Terra estava sendo tomada por aliens, especificamente marcianos.

Então, seguiu-se o pânico quando os ouvintes acreditaram que o programa estava na verdade transmitindo boletins de notícias reais. Ou pelo menos é o que todos nós fomos levados a acreditar.

Embora possa ter havido alguns que perderam os inúmeros anúncios, feitos a cada intervalo, de que isso era uma peça sobre um ataque de aliens, a ideia de que todo o país entrou em pânico foi, na melhor das hipóteses, um exagero. Um mito urbano.

Como se vê, o público da peça de rádio era pequeno. O Slate.com, em um relatório publicado em 2013, disse que a maior parte do país estava sintonizada no popular programa da NBC, “Edgar Bergen’s Chase and Sanborn Hour”, um programa de comédia e variedades.

Na verdade, o serviço Hooper Ratings havia telefonado para os lares na noite da transmissão para sua pesquisa de audiência nacional e determinado que apenas 2% do público potencial estava ouvindo o programa de Welles.

Isso significa que 98% da América não estava sintonizada. “Muito menos pessoas ouviram a transmissão – e menos ainda entraram em pânico – do que a maioria das pessoas acredita hoje”, disse Jefferson Pooley e Michael J. Socolow.

Além disso, deve-se acrescentar que algumas estações afiliadas da CBS anteciparam o show do Mercury Theatre em favor da programação local, limitando ainda mais a audiência.

Pânico

Então, como um não-pânico sobre um ataque de aliens se tornou um episódio de pânico conhecido? Como Slate explica, “o rádio havia desviado a receita publicitária da mídia impressa durante a Depressão, prejudicando gravemente a indústria jornalística. Assim, os jornais aproveitaram a oportunidade apresentada pelo programa de Welles para desacreditar o rádio como fonte de notícias.”

Fake news

Considere as ramificações de divulgar informações falsas para ganho pessoal. Em 1940, o professor de Princeton Hadley Cantril exagerou nos números do pânico em seu estudo The Invasion from Mars. Para outros, como o cofundador e produtor do teatro Mercury, John Houseman, foi benéfico imprimir a lenda em seu ensaio de Harper de 1948 chamado “Men from Mars”, em que ele afirmou que milhões de americanos entraram em pânico com a transmissão.

Além disso, um artigo de 1969 do Los Angeles Times sobre a transmissão de um ataque de aliens continuou a lenda de que Welles “chocou [a] nação em estado de pânico”. A coluna foi extraída da história da radiodifusão de Erik Barnouw, na qual o autor também cita a história das encenações de pânico, levando todos os relatos de pânico ao pé da letra.

Isso pode ser inofensivo quando se fala de um drama de rádio baseado em uma história fictícia, mas e quando as pessoas usam ferramentas da era digital para impulsionar narrativas como a negação do Holocausto, por exemplo?

Crítica atual

O que os críticos acertaram na transmissão da Guerra dos Mundos de 1938 foi que, independentemente dos debates sobre o pânico real, ela chamou a atenção para a importância da alfabetização midiática. Muitos puderam ver como este evento e sua reportagem expuseram áreas de melhoria dentro da mídia e do ensino.

No caso dos Estados Unidos, após a eleição de 2016, a pesquisa da PEW relatou que quase um quarto dos estadunidenses compartilhou informações que sabiam estar erradas. De acordo com a mesma pesquisa da PEW, dois terços “dizem que notícias fabricadas causam muita confusão sobre os fatos básicos de questões e eventos atuais”. Uma das principais razões para essa confusão são as mídias sociais, uma forma de mídia que atingiu um ponto de pesquisa semelhante ao do rádio em 1938.

Dessa forma, independentemente disso, o show é considerado um clássico. Embora o KNX não transmita mais a Hora do Drama que antes exibia “Guerra dos Mundos” anualmente no Halloween, você ainda pode encontrá-la online em um dos sites da Old Time Radio, como otr.net, que tem um download disponível.

Fonte: Aventuras na História

Cutucar o nariz pode aumentar suas chances de ter Alzheimer

Previous article

Ex-doméstica chegou a comer restos de ossos e agora vai ser juíza

Next article

Comments

Comments are closed.