• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O helicoprion foi um tubarão que tinha uma serra circular na boca

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      10/04/18 às 16h49

Tubarão é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos. Hoje vivem várias espécies entre nós e certamente a os tubarões tem uma fama completamente merecida, pois eles são bem temidos por seres vivos que vivem dentro e fora da água.

Bom, poucas coisas seriam mais assustadoras do que encontrar um tubarão enquanto se nada no mar, mas uma delas seria um tubarão pré-histórico. Se encontrar um tubarão branco já deve ser aterrorizante, imaginem encontrar um tubarão com uma serra circular na boca!? Estamos falando do helicoprion. Nunca ouviu falar dessa espécie? A gente conta um pouco mais sobre esse animal que habitou o nosso planeta.

Helicoprion

Esse tubarão, cujo seu nome significa 'serra em espiral', era um gênero de peixe cartilaginoso da ordem dos Eugeneodontiformes, bem parecido com os tubarões que existem hoje em dia. Ele viveu pela primeira vez nos oceanos na época do Carbonífero Superior e sobreviveu à extinção em massa do Permiano-Triássico. Mas o animal acabou sendo extinto no Triássico Superior há cerca de 225 milhões de anos.

O mais assustador desse animal, além dos seus dentes, é que os especialistas estimam que ele deveria chegar aos 7 metros de comprimento e 380 kg. Caso fosse possível enfrentá-lo, ainda teríamos que lidar com uma fileira de dentes colocados lado a lado em várias linhas, algo semelhante a uma serra circular, como mostra a imagem abaixo.

Como funcionava seus dentes malignos?

O posicionamento exato da espiral dentária na mandíbula desse tubarão ainda é desconhecido. Já foram feitas muitas reconstruções, algumas colocam o espiral na frente da mandíbula, mas isso dificultaria sua eficiência na hora de nadar a a turbulência avisaria suas presas do seu ataque. Já a uma outra reconstrução, feita pelo Instituto Smithsonian, bota o espiral no fundo da boca do animal. Isso seria mais adequado para presas leves.

Como os dentes individuais dessa espécie são serrados, isso indica que o helicoprion era carnívoro. Até hoje não conseguira encontrar um crânio do animal, por isso permanece um mistério como ele capturava e comida suas presas.

Existe a hipótese de que ele caçava amonites e seus dentes eram feitos para quebrar conchas. Outra hipótese é que o tubarão atacava cardumes sacudindo sua mandíbula, capturando presas com seus dentes. Mas lembrando, essas são apenas hipóteses, ainda há muito a se estudar sobre essa espécie.

Os mais famosos espécimes de helicoprion foram encontrados no leste de Idaho, norte de Utah e parte central de Wyoming.

Mas e você, sabia que existia um animal medonho como o helicoprion? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+