Entretenimento

O incrível mecanismo das roupas dos personagens de Família Dinossauros

0

A Família Dinossauros era um seriado que acompanhava a família Silva Sauro. A família era composta pelo pai, Dino, a dedicada mãe, Fran, e seus três filhos: Bob, Charlene e o caçula, Baby, responsável pelo famoso “Não é a mamãe!”, um dos bordões mais famosos de todos os tempos.

No Brasil, Família Dinossauros foi exibida entre 1992 e 1995 na Globo. O seriado marcou gerações e foi exibido em várias emissoras do país, conquistando cada vez mais fãs.

Esse seriado de comédia se passava na era dos dinossauros, mas mostrava vários elementos clássicos de uma tradicional família moderna. Vimos, diariamente, Dino trabalhando para pagar as contas. Observamos também sua esposa, Fran, batalhando para manter os membros da família unidos. Torcemos para o Bob conseguir impressionar as garotas. Idolatramos o ego de Charlene, que sempre queria ficar mais bonita. E, claro, nos apaixonamos por Baby.

Mas um outro ponto que chamava bastante atenção em Família Dinossauros era a retratação realista dos dinossauros com suas fantasias grandes e cheias de texturas. No entanto, existem algumas curiosidades sobre a roupa usada pelos atores do seriado. Por exemplo, não são todos que sabem como os trajes eram feitos e operados.

Em um raro vídeo dos bastidores de Família Dinossauros é possível ver como os trajes funcionavam. O vídeo mostra como eles eram feitos, organizados e operados.

Roupas Família Dinossauros

De acordo com a revista Superinteressante, as peças eram bastante complexas, cheias de espuma para fazer as dobras e caudas dos animais e conduzidas por um grande capacete preso na cabeça dos atores.

Os atores que atuavam dentro do corpo dos dinossauros eram microfonados e passavam as falas em tempo real, no entanto, eles eram dublados na pós-produção para que os movimentos ficassem sincronizados com a boca dos dinossauros.

No caso do movimento da boca, olhos e expressões faciais, elas eram operadas à distância por 26 servomotores que ficavam instalados em cima de onde o ator encaixava a cabeça. E ao lado do capacete tinha um ponto eletrônico para que eles recebessem a mensagem da cena.

Seriado

Elo7

A ideia original de Família Dinossauros partiu de Jim Henson. Criador também dos Muppets e dos personagens da Vila Sésamo, Henson se uniu à Disney, pela primeira vez e, junto de Michael Jacobs, e do empresário, Bob Young, deu vida ao programa.

A Família Dinossauros estreou em 1991. A série foi um sucesso para a ABC e seu bloco de programação, o TGIF. No Brasil, a Família Dinossauros estreou em 1992. Família Dinossauros era exibido pela Globo. Depois disso, a série começou a ser transmitida pelo SBT (2003-2005) e depois pela Band (2007 a 2011, com alguns hiatos). Já em agosto de 2014, a Família Dinossauros passou a ser exibida pelo Canal Viva.

Mesmo tendo sido sucesso, com o tempo, a audiência do programa, que passou a ser dividido em intervalos de tempo diferentes, começou a cair drasticamente. Além disso, outro fator, que vinha contribuindo para o fim da série, era o custo que envolvia a produção do programa.

Basicamente, com o que se tinha à mão na época, o trabalhão que Família Dinossauros dava à equipe não era brincadeira. De acordo com Stuart Pankin, que dublou Earl, o chefe da família Sinclair, “a Família Dinossauros era o programa de TV de meia hora mais caro da época”. “No final, não valeu a pena para eles”, completou Pankin.

Por esses e outros motivos, a série, de uma forma ou de outra, já caminhava para o final. De acordo com Michael Jacobs, o cocriador da série, os roteiristas receberam a notícia do cancelamento do programa com antecedência. Quando isso aconteceu, os roteiristas planejaram a quarta temporada sabendo que seria a última.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: YouTube, Elo7

Linha Direta vai voltar à grade da Globo depois de 15 anos

Artigo anterior

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Próximo artigo