Curiosidades

O maior parque de energia renovável do mundo terá o tamanho de Cingapura

0

As mudanças climáticas já são uma realidade do mundo. Com a poluição, contaminação e adulteração que o homem fez no planeta ao longo dos anos, a qualidade de vida que temos no mundo foi mudando. E um fator que foi, e pode ser mais afetado ainda se o ritmo continuar, é a fornecimento de energia e a forma como a conseguimos.

Formas alternativas à energia hidrelétrica são estudas e já colocadas em prática, em alguns lugares do mundo. A energia solar é uma delas. Esse tipo de energia é, como o próprio nome diz, vinda do sol. A nossa estrela é uma fonte renovável que agora, graças às tecnologias pode ser utilizada. Ela pode ser usada para iluminar casas, aquecer água e até mesmo gerar eletricidade

Essa é uma fonte de energia ecologicamente correta e uma das mais limpas. Além disso, ela é uma fonte de energia renovável, com pouca manutenção e fácil instalação. A única limitação desse tipo de energia é que ela não pode ser usada à noite. E a quantidade de calor ou eletricidade, que vai ser gerada, vai depender de onde está localizada. Por isso está sendo cogitada e colocada em prática, em várias partes do mundo.

Projeto

Como por exemplo, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, mostrou o projeto para o que será o maior parque de energia renovável do mundo. Ele foi projetado para conseguir produzir 30 gigawatts de eletricidade.

A Índia, por exemplo, é um lugar que muitas pessoas não pensariam ver como pioneiro em algumas coisas. Apesar dos muitos problemas que enfrenta, o país também tem apresentado ultimamente uma consciência ecológica grande e tem tentado investir em formas alternativas de energia.

O projeto é para a região de Kutch, que fica no oeste do estado de Gujarat. Ele terá uma extensão por uma área de 72.600 hectares. Isso é o tamanho de Cingapura. Esse parque de energia renovável terá painéis solares, unidades de armazenamento de energia solar e moinhos de vento.

“O parque de energia renovável híbrido será o maior do mundo e gerará 30.000 megawatts de energia. A segurança energética e hídrica são vitais no século 21. Os dois grandes projetos do parque de energia renovável e da planta de dessalinização inaugurados hoje em Kutch são etapas para alcançar os dois”, disse Modi na inauguração do parque de energia e da usina de dessalinização adjacente, na terça-feira.

Energia

Esse projeto de energia será responsável por uma grande parte de uma meta ambiciosa da Índia de conseguir produzir 175 GW, em energia renovável até 2022. E o plano é para que isso aumente até 450 GW até 2030.

Segundo Modi, esse parque de energia renovável também ajudaria o país, que é o segundo mais populoso do mundo, a diminuir as suas emissões de dióxido de carbono. Essa diminuição chegaria até 50 milhões de toneladas por ano.

A usina de dessalinização que também foi inaugurada será capaz de processar 100 milhões de litros de água por dia. Isso será distribuído para 800 mil pessoas que vivem na região árida da fronteira da Índia com o Paquistão.

Garoto gasta mais de 16 mil dólares com recursos para jogo de celular

Matéria anterior

Conheça a casa mais solitária do mundo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.