Uma das coisas essenciais para a vida na Terra é o oxigênio. Até porque, a maior parte da vida do planeta precisa dele. Atualmente, aproximadamente 21% da atmosfera da Terra é composta por oxigênio e ela demorou um tempo para se desenvolver até o estado respirável atual. E ao que tudo indica, ela não ficará assim para sempre, já que o oxigênio na Terra tem uma data de validade.
De acordo com um estudo recente, a data de validade do oxigênio da Terra chegará mais cedo que imaginado. O trabalho liderado por Kazumi Ozaki, cientista ambiental da Universidade de Toho, no Japão, disse que, por mais que a vida consiga se desenvolver normalmente nos tempos atuais, no futuro, a atmosfera do nosso planeta será rica em metano e pobre em oxigênio, e isso pode acontecer em menos tempo do que se imaginava anteriormente.
Ainda conforme o estudo, mesmo sendo improvável que essa mudança aconteça em menos de um bilhão de anos, as evidências sugerem que, quando acontecer, irá ser abruptamente. Por conta disso, a Terra irá para um estado atmosférico parecido com o que existia cerca de 2,4 bilhões de anos atrás, na época chamada de Grande Evento de Oxidação (GEO).
ZAP
Conforme os pesquisadores, o oxigênio atmosférico não é uma característica permanente dos planetas habitáveis, o que tem um impacto grande na busca de vida em outros planetas. Isso indica que se ele não é presente sempre, ele também não deve ser o único indicativo na busca por bioassinaturas.
O estudo que mostra que o oxigênio na Terra tem uma data de validade é baseado em um modelo que combina biogeoquímica e clima e foi criado para conseguir estimar durante quanto tempo o oxigênio poderia ser mantido na atmosfera terrestre.
Conforme o modelo, acontecerá uma desoxigenação com diminuição drástica do oxigênio atmosférico a níveis similares aos vistos na Terra Arcaica. O mais provável é que isso aconteça antes do começo das condições úmidas de efeito estufa que podem gerar uma grande perda da água superficial do nosso planeta.
Tudo isso acontecerá como consequência do aumento da radiação solar que acelerará o ciclo de carbonatos e silicatos na Terra, como resultado haverá uma concentração terminal de dióxido de carbono (CO₂) seguida por uma rápida desoxigenação atmosférica.
Quando o oxigênio na Terra chegar na sua data de validade será o fim das condições adequadas para a vida humana e para a maior parte dos organismos que dependem dele para viver. Com isso, a humanidade terá que buscar formas de sobreviver fora da Terra.
Fonte: IGN
Imagens: ZAP