Curiosidades

O país que adora a nudez pública

0

Quando pensamos em nudez, geralmente, ela está relacionada a uma conotação sexual. Contudo, ela não é vista da mesma maneira em todos os países do mundo. Por exemplo, na Alemanha, não é uma coisa incomum se despir em determinadas situações cotidianas.

Mesmo assim, uma pessoa de outra cultura pode estranhar os novos costumes com os quais se depara. Foi isso que aconteceu com Krystin Arneson, jornalista da BBC. Ela conta que não esquece a primeira vez que foi confrontada com a nudez pública.

“A minha aconteceu durante uma corrida pelo Hasenheide, um parque no distrito de Neukölln, ao sul de Berlim, quando me deparei com um grupo de corpos nus tomando banho de sol à tarde”, lembrou.

“Mais tarde, depois de conversar com amigos e adquirir um histórico de busca no Google bastante questionável, descobri que esbarrar com um enclave au naturel em um parque ou praia da cidade é praticamente um rito de passagem em Berlim. O que eu vi não era parte de um lado hedonista de Berlim, mas um exemplo de Freikörperkultur, ou ‘cultura de corpo livre'”, continuou.

Movimento

nudez

BBC

Esse FFK, como geralmente é abreviado, está bastante relacionado com a vida na República Democrática Alemã, também chamada de Alemanha Oriental ou “RDA”. No entanto, o nudismo como prática pública no país data do fim do século XIX.

E ao contrário da nudez de, por exemplo, fazer topless em uma praia na Espanha, o FKK engloba um movimento alemão mais amplo e com um espírito diferente. Nele, se despir até sua essência no mundo é, historicamente, um ato de resistência e alívio.

“O nudismo tem uma longa tradição na Alemanha”, disse Arnd Bauerkämper, professor associado de história moderna da Freie University, em Berlim.

Na virada do século XX, existia no ar a chamada Lebensreform, que quer dizer “reforma da vida”. Ela era uma filosofia que defendia a alimentação orgânica, a liberação sexual, a medicina alternativa e uma vida mais simples e mais perto da natureza.

“O nudismo é parte desse movimento mais amplo, que foi direcionado contra a modernidade industrial, contra a nova sociedade que surgiu no fim do século 19”, afirmou Bauerkämper.

Alemanha

BBC

Segundo Hanno Hochmuth, historiador do Centro Leibniz de História Contemporânea, em Potsdam, esse movimento ganhou espaço principalmente em cidades maiores, como Berlim, mesmo com sua romantização da vida no campo.

No período da República de Weimar (1918-1933), surgiram as praias FKK. Quem a frequentava era uma minoria bem pequena de membros da burguesia que tomavam sol.

Segundo Bauerkämper, “havia uma sensação nova de liberdade após a sociedade autoritária e os valores conservadores sufocantes do Império Alemão”.

Em 1926, Alfred Koch fundou a Escola de Nudismo de Berlim. Seu objetivo era incentivar o exercício nudista misto e dar continuidade à crença de que a nudez ao ar livre promove harmonia com a natureza e benefícios para o bem-estar.

Mesmo que inicialmente a ideologia nazista proibisse o FKK, por considerá-lo uma fonte de imoralidade, em 1942, o Terceiro Reich suavizou suas restrições à nudez pública. Mas claro que isso não era a realidade dos grupos perseguidos pelos nazistas.

Nudez

BBC

O florescimento do FKK aconteceu no período pós-guerra, principalmente no leste da Alemanha. E abraçar a nudez não estava mais restrito à classe burguesa. Para quem vivia na parte comunista RDA, o FKK era uma  “válvula de escape”, de acordo com Bauerkämper. Era uma forma de se liberar a tensão em um estado profundamente restritivo.

Em 1990, desde a reunificação da Alemanha e suspensão das restrições no antigo estado comunista, a cultura FKK teve um declínio. Em comparação, nas décadas de 1970 e 1980, milhares de nudistas lotavam acampamentos, praias e parques.

Em 2019, a Associação Alemã para a Cultura do Corpo Livre tinha um pouco mais de 30 mil membros registrados. Desses, vários tinham entre 50 e 60 anos.

Mesmo hoje em dia, o FKK deixa sua marca na cultura alemã, principalmente no antigo leste. Além disso, a nudez ainda consegue gerar notícias que viralizam de vez em quando, como por exemplo, quando um homem que tomava sol nu teve que correr atrás de um javali que fugiu com uma sacola com seu laptop.

O FKK é a tradição mais longa de nudismo da Alemanha e deixou como legado uma tolerância generalizada em todo o país para espaços de nudez pública como forma de bem-estar.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Ovnis? Saiba o que são as aparições no céu de Santa Catarina

Artigo anterior

Equipe resgata urso polar que ficou com a língua presa em lata de leite condensado na Rússia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido