Ciência e Tecnologia

O que acontece com o seu corpo quando você não dorme?

0

Assim como a respiração, o sono é uma necessidade. Uma pessoa pode ficar três vezes mais tempo sem comer do que sem dormir. Dormir é uma das melhores coisas da vida, a hora do sono é o momento que nosso corpo de “regenera” e se recupera das agressões sofridas no dia-a-dia, como os raios de sol, por exemplo. Se uma pessoa come bem, faz exercícios físicos regularmente e mesmo assim não consegue uma noite de 7 horas, isso irá comprometer todos os seus esforços. Harneet Walia, uma especialista em distúrbios do sono diz que é importante nós dormimos o suficiente, o que muitas pessoas não fazem direito.

Mas afinal, quantas horas de sono nosso corpo precisa? Com certeza todo mundo se sente melhor depois de uma boa noite de sono, e depois que o relatório da Fundação Nacional do Sono dos EUA foi feito, agora você saber quantas horas de sono você precisa. O relatório foi feito por categorias de idades, e elas são:

– Pessoas com mais de 65 anos de idade: entre 7 a 8 horas.

– Adultos entre de 26 e 64 anos: 7 a 9 horas.

– Jovens adultos de 18 a 25 anos: 7 a 9 horas.

– Adolescentes de 14 a 17 anos: 8 a 10 horas.

– Crianças em idade escolar de 6 a 13 anos: 9 a 11 horas.

– Crianças pré-escolares de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas.

– Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas.

– Bebês de 4 a 11 meses: 12 a 15 horas

– Recém nascidos de 0 a 3 meses: 14 a 17 horas

insonia

Nossos médicos exigem que nós tenhamos as horas certas de sono por muitos motivos. A falta de sono pode gerar problemas de curto prazo como falta de atenção, memória fraca, estres, afetar na qualidade de vida e também pode ser o motivo da causa de acidentes de carro. Outros problemas que podem ser causados pela privação de sono crônica são a hipertensão arterial, diabetes, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e até acidente vascular cerebral.

O Dr. Christian Gillin, professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, fez algumas pesquisas sobre distúrbios do sono, como a cronobiologia. Ele também pesquisou quantas horas o ser humano consegue ficar sem dormir e conseguiu algumas respostas interessantes.

Mulheres que dormem acompanhadas acordam menos durante a noite

O ser humano pode ficar 264 horas sem dormir, cerca de 11 dias. No ano de 1965, um estudante de 17 anos chamado Randy Gardner, conseguiu esse record mundial em uma feira de ciências. No ano de 2007, o britânico Tony Wright ficou com os olhos abertos durate 11 dias, se alimentando apenas de vegetais, suco de cenoura, banana, abacate, abacaxi e nozes. Outras pessoas também tentaram esse feito, mas só conseguiram ficar 10 dias se dormir. Esses indivíduos que tentaram o recorde não tiveram nenhum problema médico, neurológico, sensorial ou psiquiátrico. Por outro lado, todos eles tiveram défices progressivas e significativas na concentração, motivação e percepção, mas eles voltaram ao normal depois de algumas noites bem dormidas.

laranjamecanica

Em um experimento feito com ratos, eles o privaram do sono durante duas semanas, e isso causou a morte nos experimentos feitos no laboratório de sono Allan Rechtschaffens, na Universidade de Chicago. Dois animais viviam em um disco rotativo sobre uma poça de água, separados por uma parede de vidro. Algumas ondas cerebrais foram registradas em um programa de computador que reconhecia o início do sono. Quando o rato adormecia, o disco rodava para mantê-lo acordado, batendo-o contra a parede e ameaçando jogar o rato na água. Um dos ratos morreu mas a sua morte não foi comprovada, mas foi associada com o Hipermetabolismo.

aprender-dormindo

Existem uma doença chamada Insônia Fatal Familiar (IFF), uma doença infecciosa do mesmo grupo da doença da vaca louca. A pessoa que sofre desse problema não consegue dormir, sofre alucinações, ansiedade, perca de peso, demência e pode chegar até a morte. Essa doença é tão rara que acredita-se que atinja apenas 100 pessoas no mundo todo.

Para finalizar, queremos lembrar que o sono é vital para o desenvolvimento físico, mental, e emocional, quando ficamos sem dormir, nosso corpo faz de tudo para tentar alcançar todo o seu potencial, e com isso podemos perder desempenho no nosso dia-a-dia. Então, amigos coloquem o sono de vocês em dia, descansem bem, durmam bem, e isso fará com que vocês tenham uma melhor qualidade de vida e sejam mais feliz. Falando nisso, sabiam que existem vários benefícios quando dormimos sem roupa? Fizemos uma matéria mostrando as 8 razões pelas quais você deveria dormir pelado todos os dias.

E aí companheiros, como está o sono de vocês? Comentem aqui pra gente!

8 coisas que todo mundo fazia antigamente e que hoje em dia dão cadeia

Matéria anterior

O que acontece com seu corpo quando você acorda e toma café de estômago vazio?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar