Ciência e Tecnologia

O que acontece no cérebro de um jovem que bebe todos os dias?

0

Hoje me dia é um pouco difícil encontrar um jovem que não ingere bebidas alcoólicas em uma festa, né? Você provavelmente já deve ter se deparado com uma situação dessas ou também faz parte desse grupo que citamos. As pessoas buscam na bebida algum refúgio ou encontram coragem para fazer coisas simples, como dançar em público quando estão sob o efeito do álcool, mesmo sabendo dos malefícios que isso nos trás. Mas, como dissemos as pessoas não se preocupam muito com essas coisas ruins e só buscam o pouco de bom que tem, e até exageram. Como tudo em excesso faz mal ao extremo, principalmente entre os jovens cujo organismo ainda está em desenvolvimento, a bebida é capaz de causar um mal imenso.

Alguns países como a Espanha liberam o consumo de álcool legal para as pessoas a partir dos 13 anos enquanto no Brasil só podemos comprar e consumir de forma legal a partir dos dezoito. Sabemos que 75% dos adolescentes entre 14 e 18 anos já beberam alguma vez. Afirmamos até que 6 entre 10 deles já cometeram tal ato e que um entre três fez isso nos últimos 30 dias. Acredite ou não, o consumo exagerado tem mais efeito nessa idade e beber todos os dias pode trazer alguns danos que as pessoas ainda desconhecem. A redação da Fatos Desconhecidos procurou por isso e trouxe uma explicação do resultado que encontramos para todos os nossos leitores.

Uma pesquisa feita por cientistas espanhóis da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade do Minho afirma quais são os problemas cognitivos e os danos cerebrais que uma pessoa jovem tem quando bebe todos os dias. Um estudo mais antigo mostra que o alcoolismo causa anormalidades na atividade cerebral e isso fica claro com eletroencefalografia. O novo estudo descobriu que isso é causado por uma grande ingestão de álcool em um curto espaço de tempo. Em particular, causa oscilações beta e theta no lobo temporal do direito e no córtex occiptal bilateral do indivíduo, e os jovens não conseguem encontrar descanso para o sistema nervoso central.

Essas oscilações elétricas quando são alteradas causam dificuldades no processamento de informações e no controle de impulso como um todo, e isso atinge muito mais as pessoas com menos de vinte anos, causando danos sérios. Isso porque o cérebro ainda não acabou de se desenvolver, especialmente o córtex pré-frontal, uma das áreas mais afetadas pelo excesso de álcool. Eduardo Lopez Caneda, da Universidade do Minho e um dos autores da pesquisa explicou mais a respeito.

“As alterações encontradas podem indicar uma capacidade de resposta diminuída, causando dificuldades externas e potenciais no processamento e informações em jovens que consumem muitas bebidas alcoólicas com freqüência, assim dando os primeiros sinais de danos cerebrais induzidos pelo álcool”.

E aí, você sabia desses danos todos? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Fox já pensa em um possível reboot de Wolverine

Artigo anterior

7 sinais de que, na verdade, você é um gato

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido