Entretenimento

O que acontece quando alguém cai na água a 85 quilômetros por hora?

0

Sim, a Fatos Desconhecidos adora fazer matérias com “O que acontece quando..”, e um exemplo disso são as nossas matérias com o que acontece com seu corpo quando você para de tomar café?, ou o que acontece quando colocamos limão em baixo do braço?. Esse é um dos estilos de matéria que nós mais adoramos, e hoje vamos fazer mais uma dessas que mostra o que acontece quando uma pessoa cai na água a 85 km/h.

Já pensou em se jogar de um lugar muito alto, chegar a velocidade de 85Km/h e cair na água? Isso é o que os mergulhadores do Red Bull Cliff Diver  fazem, e se vocês acham que isso é moleza, saibam que isso exige um trabalho mental e muita coragem, além de ter uma matemática muito precisa e um tratamento físico rigoroso. Saltar de uma plataforma de 27 metros de altura é estar submetido a todos os ricos, e nessa matéria vamos explicar a ciência por trás desta incrível queda.

Orlando Duque from Colombia dives from the 27.5 meters platform on the Saint Nicolas Tower during the seeding round of the second stop of the Red Bull Cliff Diving World Series, La Rochelle, France on May 17 2015. // Tomislav Moze/Red Bull Content Pool // P-20150516-00730 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

Imaginem uma queda de três segundos a 85km/h? Os mergulhadores aceleram da plataforma alcançando até 9,8 metros por segundo, sendo quase tão rápido quanto a aceleração do supercarro Bugatti Veyron. Mas com toda essa velocidade, será que eles sabem exatamente como vão cair?

Steven Lobue of the USA dives from the 28 metre platform during the fourth stop of the Red Bull Cliff Diving World Series, Kragero, Norway on July 12th 2014. // Romina Amato/Red Bull Cliff Diving // P-20140712-00210 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

É amigo, qualquer movimento errado ali pode fazer com que tudo dê errado, até porque o impacto do corpo com a água é realmente grande. Enquanto pulam, os atletas fazem acrobacias no ar, dando várias cambalhotas. O recorde mundial de rotações nesses mergulhos é de Steve Lobue, com cinco rotações seguidas para frente.

004

Eles atingem a água de duas a três vezes a força normal da gravidade, e não é nada fácil aguentar o impacto, pois eles vão de 85 km/h a 0 em menos de um segundo, o que faz todos os músculos fiquem juntos e comprimidos. A hora da queda é a hora exata de ficar tenso, ao comprimir os músculos antes do impacto com a água, os mergulhadores se protegem de possíveis lesões.

001

O impacto é tãpo forte que os mergulhadores atingem a água tão rapidamente que eles criam um “buraco de bomba” ao penetrar a superfície da água. Uma vez dentro da água, a fricção com a água os desacelera muito rápido, fazendo com que existam correntes de ar em volta do corpo do mergulhador. Na foto acima, o momento exato do impacto.

dimitri-gif

O gif acima representa menos de um centésimo de um segundo, só para vocês terem uma ideia da velocidade que os mergulhadores caem na água. Depois que eles entram na água, a velocidade cai imediatamente. Os mergulhadores também estendem os braços para ajudar a reduzido movimento da água.

Vocês devem estar se perguntando o que acontece se por acaso o mergulho der errado, certo? Bom, todo mergulho que não é feito corretamente vai doer muito. Agora se eles caírem de barriga para baixo e darem aquela famosa barrigada? Provavelmente eles vão se espatifar exatamente como o gif da melancia abaixo.

giphy (1)

Com nove eventos, incluindo sete competições femininas, a disputa internacional do Red Bull Cliff Diving World de 2016 irá acontecer com novos atletas em novas cidades. A etapa mais emocionante dessa temporada será em outubro em Dubai, nos Emirados Árabes. Agora para finalizar nossa matéria, confiram abaixo o vídeo de alguns mergulhadores fazendo saltos incríveis:

E aí caros leitores, vocês teriam coragem de fazer um salto que pode chegar a 85 km/h? Comentem!

10 formas de ganhar muito dinheiro na internet

Artigo anterior

O que acontece se você comer 2 bananas todos os dias?

Próximo artigo