Curiosidades

O que acontece quando um bairro decide jogar por anos papel tolha em seu esgoto

0

Se tem uma coisa a qual as pessoas não se preocupam, essa “coisa” é o esgoto. Quando dizemos que não existe uma preocupação, estamos nos referindo a grande falta de conscientização por parte da população, a respeito do que acontece e de como o seu esgoto é tratado.

Além disso, muitos podem não imaginar, mas até mesmo para se descartar algo nesse sistema é preciso ter uma certa conscientização. Pois existem materiais por exemplo, que simplesmente não podem ir parar nesse lugar.

No Brasil, o assunto ainda é delicado, visto que muitas são as regiões do nosso país, que o saneamento básico nem mesmo existe ou é por sua vez, bastante precário.

Você conseguiria imaginar como é viver em um local, onde não existe a sua singela privadinha? Dessas que você precisa somente apertar um botão, e pronto! Não existirá mais nada que possa te aborrecer ou te preocupar?Para muitas pessoas, esse tipo de sistema ainda é um luxo.

esgoto01

No ano de 2007, um filme nacional chamado “Saneamento Básico, o Filme” , estrelado por Wagner Moura e Fernanda Torres foi produzido exatamente para tentar levantar esse debate.

Muitas vezes, até mesmo em países considerados desenvolvidos, não existe esse tipo de consciência e preocupação sobre a manutenção do esgoto.

E exatamente por esse motivo, algo bastante bizarro aconteceu no esgoto de Eleebana, uma pequena região em Lake Macquarie, na Austrália.

O que você vê na imagem é o estrago que o acúmulo de papeis toalhas descartados indevidamente pode causar. Além das toalhinhas de papel (que utilizamos para enxugar as nossas mãos), esse grande bolo de esgoto, também possui uma enorme quantidade de papel higiênico, absorventes íntimos e itens não identificados, mas que não podem ser facilmente degradados dentro das tubulações.

Para retirar essa grande massa de “sujeita”, foi preciso destruir uma boa parte do encanamento do local, causando bastante dor de cabeça para as companhias de água e esgoto da região.

Para o processo de remoção do lixo, também foi necessário utilizar um guindaste que conseguiu suspender para fora da tubulação exatos 750kg de esgoto maciço.

Sem título

Vale ressaltar que o que vemos na imagem, é apenas a metade do que foi removido das tubulações, o restante teve que ser removido na mão,visto que os equipamentos eram inúteis para executar a sigilosa tarefa.

Depois do ocorrido, várias campanhas foram criadas, com o objetivo de conscientizar  e mudar o comportamento da população de quase 1 milhão de pessoas dessa região.

Mas então queridos leitores do Ultra Curioso, vocês podiam imaginar que o mal uso do esgoto podia causar um problema como esse? Comenta pra gente aqui em baixo.

Tudo que você precisa saber sobre Pokémon Sun e Pokémon Moon

Matéria anterior

10 celebridades que possuem tatuagens que você não sabia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos