O que acontece se alguém beber desinfetante?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      31/03/15 às 20h34

A intoxicação é a terceira maior causa de emergência médica no mundo. Só acidentes e doenças infecciosas graves levam mais pessoas aos hospitais. Por serem coloridos e terem um perfume que se destaca, os desinfetantes podem ser perigosos se estiverem ao alcance de crianças.

Deixar remédios e produtos de limpeza fora do alcance de crianças é a melhor forma de evitar intoxicação. Mesmo assim, é necessário que os adultos saibam os cuidados a serem tomados em caso de emergência para que não compliquem ainda mais a situação.

Beber desinfetante pode causar desconforto, convulsões, queimaduras internas, indigestão, danos aos órgãos internos e morte. Nunca se deve provocar vômito na pessoa que ingeriu esse tipo de produto. O produto pode causar diversas queimaduras internas durante a indução ao vômito. Nunca se deve dar leite para alguém que tomou desinfetante. O leite vai acelerar a absorção do veneno ao invés de ajudar.

É extremamente importante guardar a embalagem da substância que foi ingerida para que a pessoa receba o tratamento adequado. Praticamente qualquer substância, se ingerida em grandes quantidades, pode ser tóxica. Porém, entre os mais de 12 milhões de produtos químicos conhecidos, menos de 3 000 causam a maior parte das intoxicações. Os idosos e as crianças são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental.

O tratamento mais comum para os casos de ingestão acidental de substâncias tóxicas consiste em ministrar grandes doses de carvão ativado ao paciente, pois esse produto tem a capacidade de absorver os elementos tóxicos que se encontram em suspensão em seu aparelho digestivo.

O que fazer em caso de intoxicação

10

Mantenha a calma. Não se precipite, mas não perca tempo. Se a pessoa apresenta queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca, odores incomuns da respiração, no corpo, nas roupas da vítima ou do ambiente, hálito com odor estranho, transpiração abundante, dor ao engolir, dor abdominal, náuseas, vômito, diarreia, alterações no nível de consciência, sonolência, convulsões, aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas, alterações no pulso, na respiração e da temperatura corporal ligue imediatamente para um serviço de urgências.

Remova a vítima para um local arejado, afrouxe as roupas da vítima para que não haja obstruções, deite a vítima em posição lateral. Não se esqueça de levar a substância que a vítima ingeriu para que possa ser feita uma análise para que ela receba um tratamento adequado.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+