O que você deve fazer se beber ou comer algo envenenado?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      31/03/15 às 20h37

Parece improvável, mas casos de envenenamento são mais comuns do que podemos imaginar. O envenenamento pode acontecer de diversas maneiras, como por ataques de animais peçonhentos, por exemplo.

No entanto, também são bastante comuns casos de envenenamento por ingestão de substâncias que causam mal ao organismo e podem deixar sequelas temporárias ou definitivas, e até mesmo causar a morte.

As atitudes que tomamos quando nos damos conta de que fomos envenenados ou percebemos que alguém ingeriu algo nocivo são importantes para definir um final feliz ou não para a história.

Como identificar uma pessoa envenenada?

v12

Identificar que uma pessoas foi envenenada pode ser um pouco complicado. Os sintomas variam de acordo com o tipo de substância com a qual a vítima teve contato. No entanto,  existem alguns tipos de sintomas que são comuns a todos os envenenados.

O principal deles costuma ser náuseas e vômitos, além disso as pessoas intoxicadas também podem ficar pálidas e inconscientes. Suor excessivos e frio também são algumas das características que a pessoa pode apresentar. Além disso, quem entra em contato com alguma substância tóxica também pode ficar em estado de choque.

Envenenamento por alimentos

maçã

O envenenamento por alimentos ou bebidas pode acontecer de duas maneiras: quando ingerimos alimentos que possuem naturalmente substâncias tóxicas ou também quando comemos alimentos contaminados.

Alguns microrganismos produzem tóxicas que podem tornar os alimentos mortais. Em ambos os casos, normalmente a pessoa intoxicada apresenta suor excessivo, dores abdominais agudas, vômito e náuseas, desmaios e até possíveis delírios.

Quando isso acontece é preciso chamar o socorro especializado imediatamente, verificar os sinais vitais da vítima e mantê-la em um local aquecido e confortável. Outra coisa importante, é descobrir o máximo de informações possíveis sobre a origem da intoxicação, que tipo de alimento a causou e a quantidade ingerida, por exemplo.

Algo que as pessoas costumam fazer nessas situações e que está completamente equivocado é provocar vômitos. Especialistas alertam que nunca se deve provocar vômito em uma pessoa com sintomas de envenenamento.

Envenenamento por produtos tóxicos ou remédios

produtos

Esse tipo de envenenamento, em geral, é causados por uma ingestão compulsória de remédios, ou por ingestão acidental ou proposital de substâncias nocivas ao organismo.

Algumas pessoas podem apresentar queimaduras em volta da boca, vômitos, respiração dificultosa e limitada, além de unhas e lábios arroxeados. Por ser uma situação em que é necessária uma verdadeira corria contra o tempo, é preciso transportar a vítima imediatamente ao hospital mais próximo.

Como dito antes, jamais induza o vômito, pois ele pode espalhar a substância tóxica pelas paredes do sistema digestivo, agravando ainda mais a situação. Se possível, é bom levar a embalagem do remédio ou produto com o qual a vítima teve a intoxicação para que ela possa ser analisada pelo médico.

Descubra também o que fazer em caso de coma alcoólico.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+