Curiosidades

O que acontece se tomarmos mais de um banho por dia?

0

Se você é do tipo de pessoa que gosta de tomar um banho de manhã, outro depois da academia e mais um antes de dormir, saiba que uma elevada conta de água não é o único problema que pode enfrentar no fim do mês. A verdade é que quando tomamos mais banhos do que realmente precisamos, estamos danificando a nossa pele, cabelo e saúde reprodutiva sem saber.

Por isso, ao longo do texto, apresentaremos alguns motivos para você adotar o hábito de tomar apenas um banho por dia e quais são os riscos que você está correndo ao entrar debaixo d’água várias vezes ao longo do dia.

Problemas no cabelo

Foto: Reprodução

Depois de tomar um banho, os cabelos recém-lavados costumam ficar com um aspecto ótimo. No entanto, lavá-los com muita frequência pode fazer com que eles se tornem oleosos. Isso porque quando aplicamos o xampu, o couro cabeludo acaba ficando mais ressecado e começa a produzir mais sebo como resposta.

Por causa disso, quando as pessoas possuem o hábito de lavar o cabelo muitas vezes, o couro cabeludo entende que precisa produzir mais óleo, para evitar que a pele da cabeça fique seca. Assim, o uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como os xampus, também pode deixar o couro cabeludo irritado, o que provoca coceira.

Eventualmente, isso pode se tornar um problema, resultando em caspa ou queda capilar. Também vale destacar que secar o cabelo logo após o banho também faz mal para os fios. Quando é feito com frequência, o seu cabelo ficará mais quebradiço que o normal, tornando mais difícil penteá-lo.

Problemas para a pele

Foto: Shutterstock

Ensaboar o corpo com frequência costuma fazer mais mal do que bem para os humanos. A junção do sabão com a água quente remove bactérias saudáveis e óleos essenciais da pele. Esses óleos auxiliam a pele a continuar jovem e radiante por mais tempo.

Vale destacar que alguns dermatologistas recomendam tomar banho de 2 a 3 vezes por semana para evitar coceira e pele excessivamente seca.

Além disso, expor o corpo a alguma sujeira e bactérias ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a combater os vírus com mais eficácia. Isso não quer dizer que nunca mais você precise tomar banho, mas sim que perturbar o microbioma do corpo de forma excessiva faz com que a pele fique vermelha, irritada e pareça rachada.

Muitos banhos afeta a saúde reprodutiva

Foto: Reprodução

Uma coisa pouco comentada é que as partes íntimas se limpam “sozinhas” apenas com o uso de água. Além disso, o uso de sabonetes e géis perfumados para lavá-las pode afetar seus níveis saudáveis de pH. Isso pode provocar um desequilíbrio bacteriano, irritação e até mesmo afetar sua saúde reprodutiva. 

Por causa disso, o melhor é escolher produtos de limpeza suaves e sem perfume para lavar a área ao redor de suas partes íntimas.

A Importância do Banho

Foto: Reprodução

Após falarmos sobre os problemas que muitos banhos podem causar, falaremos a seguir sobre a importância de limpar a pele.

O banho é um ato de higiene que ajuda a manter a saúde do corpo. Isso porque a nossa pele, o maior órgão do corpo humano, funciona como uma barreira natural contra a entrada de micro-organismos. 

As diversas bactérias presentes em nossa pele nos protegem contra a entrada de outros seres vivos, causadores de doenças. No entanto, quando elas se proliferam de forma acentuada, a pele pode ser danificada, permitindo o desenvolvimento de diversos organismos.

O banho proporciona à pessoa um momento de energização e conforto, além de prevenir doenças. Além disso, a maioria das mudanças que ocorrem na pele por falta de banho são indicadas através do mau cheiro.

O ato de tomar banho também evita a ocorrência de assaduras, micoses, piolhos, sarnas e até mesmo alergias, assim como desobstrui os poros, permitindo que a pele respire adequadamente.

Fonte: Mega Curioso, Brasil Escola

Conheça Queimada Grande: a Ilha das Cobras

Artigo anterior

Palavras cruzadas: a profissional que rejuveneceu a tradição

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido