Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece se você engatar a ré com o carro em movimento?

0

Qual motorista, que gosta de dirigir, nunca teve a curiosidade de saber qual a sensação de puxar o freio de mão com o carro em movimento? Ou dar um salto de um lado a outro de um penhasco? E de entrar com o carro em um lago para ver o que acontece? Pois bem, se você não é uma dessas pessoas, saiba que tem muita gente que já se imaginou fazendo esse tipo de coisa.

Porém (!) existem algumas coisas em nossas vidas, também conhecidas como: realidade, sensatez, responsabilidade, medo, etc. Coisas essas que nos impedem de fazer loucuras, sejam quais foram. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter.

Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. A primeira coisa que podemos dizer é, se você estiver dirigindo e, acidentalmente, acionar a marcha-ré, não entre em pânico. Para que seja possível melhor compreensão, o mecanismo de marcha ré, em qualquer carro com transmissão manual é simples.

02

Basicamente, “Existe uma árvore que recebe movimento do motor e que possui uma engrenagem usada para a marcha ré. Existe uma outra árvore que aciona as rodas e que também possui uma engrenagem para esse fim. Para fazer a marcha ré, uma terceira engrenagem é literalmente empurrada entre aquelas duas engrenagens, ficando tudo engrenado.

Essa terceira engrenagem faz a árvore que leva movimento às rodas inverter seu sentido de rotação, resultando no veículo dar ré.” Com isso, podemos concluir que, uma vez acionada, a ré com o carro em movimento, ela não poderá se posicionar entre as duas engrenagens, fazendo com que uma gire rapidamente em direção contrária a outra. Isso ocasionará em um alto barulho – além do que, você também irá sentir na alavanca do câmbio – arranhando.

AUDI r8 - QUAITY IN - 2012

Que será causado pelos dentes das engrenagens indo um contra o outro. Como não existe a possibilidade de engrenagem da marcha ré, nada grave irá acontecer. O câmbio não irá explodir, nem o carro começara a andar de ré pela rua como nos desenhos animados.

Em teoria, só é possível engatar a ré quando o carro está parado. Porém, “alguns modelos possuem sincronizador de marcha ré e é possível engatá-la com o veículo andando para frente, mas em velocidade muito baixa, abaixo de 5 km/h. Acima dessa velocidade o sincronizador não dará conta e haverá o mesmo ruído de arranhar e a ré não se engrenará de modo algum também.”

capa

No caso dos carros automáticos, se o veículo estiver em movimento, e você tentar engatar a ré, nada acontecerá. A não ser que esteja em uma velocidade muito baixa, como é o caso da caixa de câmbio manual. Isso acontece porque o sistema interno é programado para evitar esse tipo de incidente.

Nesse vídeo você pode conferir um teste feito pelo canal AutoVlog. Com um carro automático. Você perceberá que nada irá acontecer.

Então pessoal, o que acharam dessa matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

10 ilustrações que mostram super-heróis tirando super-selfies

Matéria anterior

Como seriam as princesas da Disney se elas ficassem grávidas?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos