CiĂȘncia e Tecnologia

O que acontece se vocĂȘ olhar para os olhos de uma pessoa por 10 minutos?

0

VocĂȘ jĂĄ passou pela experiĂȘncia de olhar fixamente para os olhos de uma pessoa por cerca de 10 minutos ou mais? Depois de todo esse tempo sem desgrudar seus olhos dos olhos dela, algumas coisas estranhas podem começar a acontecer.

De acordo com o psicĂłlogo italiano Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, se vocĂȘ olhar tanto para alguĂ©m em um ambiente pouco iluminado, seria como se vocĂȘ ingerisse uma substĂąncia alucinĂłgena.

Isso porque encarar os olhos de alguĂ©m por alguns minutos pode causar “experiĂȘncias extra-corporais”, ou seja, ter alucinaçÔes que podem variar entre ver figuraras monstruosas e ver o seu rosto no lugar do rosto da outra pessoa.

Para comprovar a sua teoria Caputo realizou uma experiĂȘncia com 20 adultos. Eles se juntaram em duplas, formando 10 pares, e foram convidados a se sentarem em uma sala pouco iluminada.

O resultado foi assustadoramente surpreendente, depois de olharem nos olhos uns dos outros por aproximadamente 10 minutos, os voluntårios começaram a ver coisas além da realidade.

Por que isso acontece?

Durante o experimento do psicólogo, 90% das pessoas indicaram em um questionårio que viram o rosto dos seus pares deformados. Além disso, 75% deles disseram ter visto algum monstro.

Jå a “troca” de feiçÔes foi observada por metade deles. 50% dos voluntĂĄrios afirmaram ter visto traços do prĂłprio rosto na face da outra pessoa.

A explicação para essas experiĂȘncias vividas pelas duplas provavelmente tem relação com a adaptação neural, que Ă© a maneira como os neurĂŽnios tĂȘm as suas atividades diminuĂ­das e atĂ© mesmo paralisadas quando nĂŁo recebem novos estĂ­mulos.

É justamente por isso que geralmente as pessoas não conseguem olhar fixamente para um objeto, sem começar a piscar ou sem que os seus olhos se movam involuntariamente.

Conheça a origem da arroba, hashtag e outros símbolos do teclado

Artigo anterior

12 erros em filmes que foram percebidos apenas pelos nerds

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido