• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se não existisse gravidade na Terra?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      11/04/19 às 17h50

Depois da foto oficial do buraco negro, eu comecei a pensar em como nós, seres humanos, somos pequenos em relação ao universo. Pensar sobre os mistérios intergalácticos desperta calafrios, até porque estamos falando sobre o desconhecido, não é? Sobre coisas que nós não sabemos completamente.

Outra coisa que as vezes recai em meus devaneios: o que aconteceria se não existisse gravidade na Terra? Como nós seríamos sem ela? A gravidade é o que nos cola no chão e nos impede de flutuar para longe dela. No sentido geral, a gravidade é a força que nos mantém equilibrados. Ela age como uma âncora para que os objetos não flutuem em direção ao céu infinitamente extenso. Convido você a navegar comigo sobre esses pensamentos. Topa a viagem? Então acompanhe a seguir o que de fato aconteceria se não existisse gravidade na Terra.

Em termos gerais: fim de todas as coisas

O que aconteceria se não existisse gravidade na Terra? Se fosse em todo o universo, o efeito em nosso Sol por si só seria drástico demais. Ele explodiria violentamente em poucos minutos, o que inundaria a galáxia com gás superaquecido. O que isso significaria? Fim de todas coisas - incluindo nós mesmos.

Atmosfera instável

Seria como se a Terra estivesse caindo debaixo de você. O principal problema estaria em torno da atmosfera, porque precisamos dela para respirar. Sem a sua estabilidade, o nosso sufocamento seria inevitável. Uma consequência inevitável.

Sem ossos

A cada segundo, você está inconscientemente trabalhando contra os efeitos da gravidade da Terra. O nosso corpo se adaptou a agir contra a força da gravidade, uma vez que constantemente ela nos puxa para baixo. Mas sem essa dinâmica, você começaria a perder seus ossos! Eu também perderia. Todo mundo, na verdade, lidando com o transtorno.

Sem músculos

Os astronautas perdem pelo menos 14% de sua resistência óssea durante uma estadia de 6 meses em uma estação espacial. A mesma coisa aconteceria com seus músculos, incluindo o coração.

Funcionamento do coração

Para entregar sangue ao seu cérebro, seu coração tem que empurrá-lo para superar a força da gravidade. Sem a gravidade, o coração só supriria o cérebro e o tórax com sangue, não com suas pernas e estômago.

Massas de água em decomposição crescente

Grandes massas de água deixariam a superfície do planeta. Elas se quebrariam em poças menores até se decomporem por completo. E você sabe, não é? Sem água, sem vida.

Decomposição do planeta Terra

Pelo o que já foi apresentado, acho que podemos responder a pergunta lá do início. Afinal, o que aconteceria se não existisse gravidade na Terra? A gravidade mantém a atmosfera do nosso planeta no lugar. Sem força para mantê-la em volta da Terra, a atmosfera seria a primeira coisa a flutuar no espaço. Seguido pelos oceanos, mares, rios e... seres vivos. Assim, pedaços enormes da Terra começariam a se desprender e, gradativamente, continuariam a diminuir de tamanho.

É, não são presságios positivos. Vamos dar graças divinas por termos a gravidade entre nós.

Mas e você, acha que isso algum dia irá acontecer no universo e na Terra?

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+