Os buracos negros espaciais são assuntos que geram muita polêmica no meio da ciência. Eles são fenômenos impressionantes de serem observados.
Segundo o site Terra, “um buraco negro é um corpo celeste de massa muito grande para o espaço que ocupa, resultando um campo gravitacional tão forte do qual nem sequer a luz pode escapar“.
Esse fenômeno cósmico surge quando uma estrela entra em colapso e o restante de sua matéria fica limitada a um lugar pequeno e que logo começa a gerar um campo gravitacional gigante.
Eles são invisíveis por emitirem radiação e podem produzir movimentos em corpos ao seu redor. E já pensou o que aconteceria se o planeta Terra caísse em um buraco negro?
O buraco negro realiza um efeito chamado “Spaghettification” que faz com que o que se aproxime dele estique para fora no mesmo sentido que um espaguete que acontece por conta de um gradiente de gravidade através do seu corpo.
E se o planeta Terra chegasse a cair em um buraco negro, a consequência seria gravíssima. A explicação é que os mesmos efeitos gravitacionais que fazem com que o spaghettification aconteça geraria um efeito no nosso planeta.
A borda do nosso planeta seria atraída para o buraco negro e receberia uma carga de atração muito maior em uma extremidade. Daí então a condenação do planeta Terra estaria feita.
Um buraco negro é quase impossível de visualizar porque eles não emitem, mas em contrapartida possuem uma força gravitacional exercida sobre os corpos que é impressionante.
Confira como seria a simulação do efeito que te explicamos neste vídeo:
https://youtu.be/OGn_w-3pjMc
Você já ouviu falar de um buraco negro? Mande seu comentário para gente!